Lançamento de projéteis

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2011
3.RESUMO
A experiência realizada sobre lançamento de projéteis tinha como principal objetivo o estudo do movimento de um projétil e as possíveis alterações na sua trajetória envolvendo fatores externos.
O experimento teve o monitoramento do professor A. R. Coutinho.
O desenvolvimento da experiência envolveu uma pequena esfera que era solta de uma rampa a uma determinada altura, a qualvariava progressivamente em 5 cm. Após deixar a rampa, a esfera caía a uma determinada distância que era medida a cada alteração de altura. Pudemos observar que os gráficos apresentaram linhas retas e parabólicas, os quais se relacionavam ao alcance, velocidade, distância e tempo; e que à medida que a altura diminuía, o tempo também diminuía gradativamente. A trajetória do projétil sofre alteraçãoquando existem erros no início do movimento causado pelo manuseador da esfera ou má utilização e posicionamento do equipamento. Concluímos que a velocidade Vx é constante e que a velocidade Vy varia e adquire valor zero quando atinge o ponto mais alto do movimento.
Os movimentos horizontais e verticais são independentes.

4. INTRODUÇÃO

4.1. OBJETIVO DO EXPERIMENTO
O objetivo do experimentoera determinar
- a trajetória de um projétil por meio de gráficos;
- a velocidade de lançamento de um projétil;
- a velocidade e o tempo de queda de um projétil.

4.2. DEFINIÇÃO E CONCEITOS RELACIONADOS AO ASSUNTO
Uma partícula se move em um plano vertical com uma velocidade inicial V0, mas a sua aceleração é sempre a aceleração de queda livre g, que é dirigida para baixo. Talpartícula é chamada de projétil (significando que ela é projetada ou lançada) e o seu movimento é chamado de movimento de um projétil.
Um projétil poderia ser uma bola de golfe ou uma bola de beisebol se deslocando no ar, mas não um avião ou um pato voando. Nosso objetivo aqui é analisar o movimento de um projétil usando as ferramentas desenvolvidas para o movimento bidimensional nas seções ecomprovar a hipótese de que o ar não possui nenhum efeito sobre o projétil. O projétil é lançado com uma velocidade inicial v0 que pode ser escrita como vetor.
Durante o seu movimento bidimensional, o vetor posição r e o vetor velocidade v do projétil variam continuamente, mas o seu vetor aceleração a é constante e sempre dirigido verticalmente para baixo. O projétil não possui aceleração horizontal.No movimento de um projétil, o movimento horizontal e o movimento vertical são independentes um do outro; ou seja, nenhum dos dois movimentos afeta o outro.
Esta característica nos permite decompor um problema envolvendo movimento bidimensional em dois problemas unidimensionais separados e mais fáceis de serem resolvidos, um para o movimento horizontal (com aceleração nula) e uma para omovimento vertical (com aceleração constante para baixo).
o Movimento Horizontal
Por não haver aceleração na direção horizontal, a componente horizontal vx da velocidade do projétil permanece inalterada mantendo o seu valor inicial V0x durante todo o movimento.
o Movimento Vertical
Se você arremessasse um objeto para cima ou para baixo e pudesse, de alguma maneira, eliminar os efeitos do ar no seuvôo, você acharia que o objeto está acelerado para baixo a uma certa taxa constante. Essa taxa é chamada de aceleração de queda livre, e seu módulo é representado por g. A aceleração independe da característica do objeto, tais como massa, massa específica ou forma; ela é a mesma para todos os objetos.
A aceleração de queda livre nas proximidades da superfície da terra é a = -g = -9,8m/s² e o móduloda aceleração é g = 9,8m/s². A componente vertical da velocidade se comporta exatamente como no caso de uma bola arremessada verticalmente para cima. Ela estará inicialmente dirigida para cima e o seu módulo diminui continuamente até anular, marcando a altura máxima da trajetória. A componente vertical da velocidade então inverte o seu sentido e o seu módulo aumenta com o tempo.
o Alcance...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lançamento de projeteis
  • Lançamento de projeteis
  • lançamento de projéteis
  • Lançamento de Projeteis
  • Lançamento de projéteis
  • Lançamento de projéteis
  • Lançamentos de projéteis
  • Lançamento de Projeteis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!