Lançamento de novos produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NECESSÁRIAS PARA UMA EMPRESA REDUZIR OS RISCOS DE INSUCESSO E OBTER ÊXITO NO LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO NO MERCADO?

PALOMA LAURA PINHEIRO ALVAREZ DA SILVA
Matrícula 20030144348-6

Artigo elaborado na disciplina TCC II e apresentado na UniversidadeEstácio de Sá/campus São Gonçalo como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Leonardo Ribeiro Fuerth

São Gonçalo
Junho/2008
QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING NECESSÁRIAS PARA UMA EMPRESA REDUZIR OS RISCOS DE INSUCESSO E OBTER ÊXITO NO LANÇAMENTO DE UM NOVO PRODUTO NO MERCADO?

PALOMA LAURA PINHEIRO ALVAREZ DA SILVA

RESUMO
Omundo tem carência de novidades, sendo que algumas empresas resistem a mudanças e inovações, seguindo tabus de insucesso demonstrados por uma série de empresas em relação à certos fracassos obtidos. Com a globalização e consequentemente suas mutações contínuas, as tendências estão cada vez mais difíceis de serem acompanhadas, logo, a inovação aguça o desejo do consumidor, muita das vezes,transformando esse desejo em necessidade. Os celulares, por exemplo, quando lançam um modelo novo, às vezes com uma função diferente dos demais, se torna o líder de vendas com muita rapidez e precisão. Mas como se lançar nesse mercado complexo de inovação e criatividade, onde o céu é o limite?
Partindo desse ponto, a questão da pesquisa é: “Quais são as estratégias de marketing necessárias para umaempresa reduzir os riscos de insucesso e obter êxito no lançamento de um novo produto no mercado?”.
À fim de apresentar a quem não conhece e orientar quem realmente deseja se lançar nesse mercado fascinante , onde a criatividade/idéias é o principal fator de sucesso.

O presente artigo terá ênfase às estratégias focadas nas potencialidades do produto e/ou da empresa.

Palavras-chave:Produto; inovação; estratégias e marketing.

INTRODUÇÃO

As empresas ao lançarem um novo produto no mercado desejam obter sucesso e atingir um alto nível de aceitação por parte dos consumidores, porém, dependendo dos cuidados e da forma como for feito o lançamento, o produto poderá ter ou não sucesso.

Segundo Lynn e Reilly (2001, pág 54) “Grandes empresas alcançam sucesso elongevidade porque geram novos produtos continuamente. Empresas fracassam porque se esquecem dessa verdade simples”.
Para Pessemier (1982) apud Mattar e Santos (2003, pág 314) “A capacidade de a empresa atender os consumidores e gerar resultados empresariais positivos depende da habilidade dela de gerenciar a inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos”.

1 O QUE ÉMARKETING?

O marketing está em tudo ao redor e está presente no dia-a dia da sociedade, nas preferências, nos gostos em relação a diversas coisas como, por exemplo, comida, carros, parques, hotéis e até mesmo em necessidades habituais como vestimentas. Mas afinal o que é Marketing?

Para Ferrel e Lucas (1987) Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço(pricing), a promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfação metas individuais e organizacionais.

De acordo com Feltron (1959) Marketing é um estado de espírito corporativo que existe na integração e coordenação de todas as funções de marketing, as quais, por sua vez, estão fundidas com todas as outras funções corporativas para o objetivo básico de produzirlucros de longo alcance.

Conforme sugestão de Kotler (1996) o conceito de marketing diz que atingir metas organizacionais depende de determinarem-se as necessidades e desejos do público–alvo e oferecer as satisfações desejadas mais eficiente e eficazmente que os competidores.

Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que visam a...
tracking img