Laminite equina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A laminite é uma enfermidade significativa da clínica médica equina, que tendo como sintoma característico claudicação em graus variados, pode afastar o animal de suas atividades ou até mesmo levar a necessidade de ser realizado a eutanásia dos mesmos.
Apesar de muitos estudos, a laminite ainda possui aspectos inexplorados a cerca de seus múltiplos fatores causadores.Diversos estudiosos apresentam constantemente pesquisas sobre as causas, fisiopatológicas e tratamento da doença, porém apresentando divergências entre alguns aspectos. O mais aceito mecanismo da doença até o atual momento, que seria causado por uma vasoconstrição periférica decorrente de fatores adversos do metabolismo do animal que libera endotoxinas, mediadores químicos por exemplo,levando a uma hipóxia e necrose das lâminas dérmicas e epidérmicas do casco e uma consequente rotação de falange distal. Diferentemente, uma outra teoria que adquire cada vez mais força é de que a laminite é causado por uma diminuição da concentração de glicose nos tecidos do casco acarretando na falência das células por falta de energia, causando separação lamelar, via ativação da produção demetaloproteinases.

LAMINITE

A Laminite foi definida como uma inflamação da lâmina sensível da pata. Porém, essa é uma simplificação grosseira de uma sequência complicada e inter-relacionada de eventos que resulta em vários graus de colapso da interdigitação das lâminas dérmicas e epidérmicas primárias e secundárias na pata. Se a perda da interdigitaçao for suficientemente grave, a rotaçãoe/ou deslocamento distal da falange distal poderá acontecer. Acredita-se que a rotação da falange distal resulte de uma combinação da degeneração laminar primeiramente na parede dorsal do casco e de forças de tração do tendão flexor digital profundo. Se a degeneração laminar for extensa, envolvendo a circunferência da parede do casco, a falange distal terá uma tendência a afundar (STASHAK, 2006). Deacordo com Schirato (2007), a falência da circulação sanguínea dos cascos que causa necrose das lâminas, o peso do animal e as forças de locomoção, resultam em um deslocamento da falange distal (3ª falange) para baixo, que separa da muralha do casco, rompendo a cápsula, as artérias e veias, esmagando a sola do casco causando dor, caracterizando assim um sintoma clássico, a claudicação.Segundo Stashak (2006), apesar de numerosos mecanismos de degeneração laminar terem sido propostos, a patogênese da laminite permanece desconhecida. Porém, acredita-se que o resultado do processo patológico inclua a hipoperfusão do dígito, levando a isquemia, necrose e edema da lâmina.

Etiopatogenia

As causas sugeridas de laminite aguda incluem a microtrombose induzida por endotoxinas,alterações na dinâmica vascular tanto através do desvio (shunts) do fluxo sangüíneo laminar através de anastomoses arteriovenosas (AAV) quanto pela vasoconstrição e edema e destruição lamelar ativada da membrana basal (STASHAK, 2006).

Fatores Predisponentes

Schirato (2007), afirma que a laminite, normalmente é uma enfermidade secundária as outras doenças como as cólicas,principalmente nos casos de estrangulamento obstrutivo e inflamações do sistema digestório (enterites, enterocolites e duodenojejunite proximal), pleuropneumonia, endometrite, sobrecarga de grãos e outras doenças ligadas a endotoxemia.
Stashak (2006) relata que fatores predisponentes ou de risco para o desenvolvimento da laminite em eqüinos incluem condições inflamatórias do trato gastrointestinal,pastagens de gramíneas durante certos meses do ano, retenção de placenta ou metrite, doença de Cushing (disfunção da parte intermediária da pituitária), apoio prolongado de peso em um só membro. Sob certas condições climáticas (noites frias, dias ensolarados), as gramíneas podem produzir altas concentrações de frutan (polímero solúvel da frutose), suficientes para desencadear a fermentação das...
tracking img