Lamborghini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LAMBORGHINI – MODO DE PRODUÇÃO LAPIDADO
A fabrica Italiana automobilística, Lamborghini, constrói um lendário carro esportivo a partir de um processo quase que inteiramente à mão. Inicialmente,presumi que tal informação pode causar certo estranhamento, considerando que se trata da fabricação de Murcielago, um dos carros esportivos mais famosos do mundo. No entanto, essa forma de produção éresultado do desejo em lançar no mercado um produto que se destaque por excelência e alto padrão, o que explica a preocupação em produzi-lo de acordo com as especificidades do cliente, onde eficiênciaoperacional, planejamento e controle de produção destacam-se como elementos cruciais.
Dessa forma é possível examinar, alguma semelhanças para com as ideias de Taylor -precursor do estudo dos temposdas ações humanas na fábrica- como a fragmentação do trabalho, na intenção de aperfeiçoar as estruturas e sistemas dos processos, delineando as responsabilidades dos mesmos, que no caso da Lamborghini,justifica-se pela busca de eficiência operacional e qualidade do produto.
Todavia, de forma diferente do que acontece nessa “MergaFábrica”, no taylorismo, esta “divisão de trabalho”, estáassociada a uma ideia de racionalização do trabalho industrial, baseado no estudo de tempos e movimentos, o que conduziu à eliminação dos tempos mortos e dos movimentos desnecessários do operador, imbuído napreocupação permanente com a diminuição dos custos de produção.
Nesse sentido, o fordismo, também está atrelado a ideia de organização racional do trabalho. Esse modo de produção foi o introdutor deuma linha de montagem na indústria automobilística, na qual o automóvel a ser montado se deslocava por uma esteira rolante, enquanto os operários, dispostos junto à esteira, realizavam operaçõespadronizadas, o que presumia uma superespecialização do operário e a padronização de métodos e máquinas. Os gestos repetitivos na produção industrial correspondiam à sincronização de movimentos estudada...
tracking img