Lamas - morfologia urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTOS UNIVERSITÁRIOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

MORFOLOGIA URBANA E DESENHO DA CIDADE

José M. Ressano Garcia Lamas

JUNTA NACIONAL OlINVl5nGAçAQ (J[N'l1f1(A t no.OLOQCA

fUNDAÇÃO CAlOOsn GUL8lI'oKI/lN

3

3.3 A FORMA URBANA MEDIEVAL
Após o quedo do Império Romano, diminuiu o ritmo de crescimento demográfico e o vida urbano foi substancialmente reduzido, até que nos séculos X eXI o estabilidade político e o ressurgimento do comércio voltaram o dinamizar os estruturas urbanos. Nesse período de tempo, os centros urbanos do Europa foram-se modificando. A formação dos cidades medievais tem diversos origens:






• •

antigos cidades romanos que permaneceram, ou que, tendo sido abandonados, são posteriormente reocupados; burgos que se formam no periferia docidade romano, por vezes do outro lodo do rio, e que se desenvolvem até formar cidades; antigos santuários cristãos instalados foro dos cidades romanos e que, no período medieval, vão formar novos núcleos urbanos. cidades que se formam pelo crescimento de aldeias rurais; novos cidades, como os baslides, fundados, como bases comerciais e militares, o partir de um plano geométrico predeterminado.Destas diversos origens decorrem modelos urbanos diferenciados, mos cujo morfo­ logia tende, com o tempo, o assemelhar-se. O crescimento e o instalação de novos fun­ ções, como os ordens militares e religiosos, conduzem a uma sobreposição de troça­ dos: aos restos do troçado ortogonal romano vai sobrepor-se o troçado radiacêntrico do Idade Médio. Mudanças funcionais, falto de espaço dentro doperímetro amuralha­ do, dificuldades no obtencão dos materiais de construcão, levam o cidade medieval o utilizar os restos dos antigos cidades romanos: pedras de templos e edifícios. A sobreposição de troçados e de construções realizo-se sem uma ordem predefinido e com pontos de apoio nos eixos que ligam os cidades, estrados de passagem, portos dos muralhas, pontes sobre os rios, etc.
. .

Assim, oformação do cidade medieval vai processar-se organicamente por desen­ volvimento dos antigos estruturas romanos ou pelo fundação de cidades novos organi­ zados segundo um plano regulador. No primeiro coso, o estruturo original romano perde-se durante séculos de abando­ no e não é totalmente retomado no reocupação, porque o quadrículo se revelo de pou­ co utilidade. O aspecto final é de aparentedesordem, muitos vezes favorecido pelo to­ pografia do terreno, que desaconselho os troçados geométricos. A disposição dos troçados medievais também corresponde à divisão do terreno em loteamento que se vai sobrepor às ruínas e restos dos assentamentos anteriores. A ape-

151

racãa de loteamento é mais evidente no fundacãa de bastides ou cidades novos, pelo re�urso à quadrículo e o geometrias dedivisão d o solo. A possibilidade de um traçado em terreno livre conduz o formos regulares e o uma ideio predeterminado no concep­ ção espacial. Gradualmente, novos conceitos de desenho vão tomando lugar: abandono-se o es­ cola monumental dos cidades romanos em favor de uma morfologia mais intimista, cul­ minando no formo e escola dos pequenos cidades medievais, cujo desenvolvimento se apoio emclasses sociais: o artesão e o comerciante, que se agrupam em sistemas de corporação e poupança, dando mais tarde início à banco. O desenvolvimento deste sistema social gero aumentos e redistribuições demográfi­ cos e necessidade de novos espaços. Episodicamentte, grandes flagelos, pestes, epide­ mias e guerras provocam diminuições demográficos e destruições. A cidade "cresce» e "diminui. e,mperíodos alternados. A figuro do página oposto represento uma cidade tal como existia no imaginário medieval. Transmite uma entidade orgõnica no suo dimensõo e no suo formo circunscri­ to pelos muralhas. Nesta imagem, existem os elementos e componentes que caracteri­ zam o cidade medieval. Posso o identificá-los.

AS MURALHAS

Quase todos os cidades possuíam os suas defesas, compostos de muros,...
tracking img