Lamark e darwin e proteina fluorencente

554 palavras 3 páginas
ar

BIOLOGIA: Lamarck e Darwin

Lamarck e Darwin
Ambos acreditavam no conceito da evolução das espécies. Apesar de ter sido realmente revolucionária, era uma ideia que estava no ar e vinha desenvolvendo-se desde a proposta do naturalista sueco Carl Linneaus de organizar todas as espécies no seu SystemaNaturae. A árvore filogenética que se forma quando agrupamos os animais evidencia que há algum tipo de relação entre espécies próximas, possivelmente uma de descendência. A grande questão que ambos, Darwin e Lamarck, estavam a tentar resolver era sobre como uma espécie se transformava em uma outra espécie descendente.
A teoria de Lamarck baseou-se no princípio do "uso e desuso" dizendo, basicamente, que o que não é usado atrofia e o que é usado se desenvolve sendo passado para as gerações futuras. Ou seja, órgãos, membros e outras características dos seres vivos que fossem usadas acabariam se desenvolvendo e passando de geração para geração. Ocorrendo a transmissão hereditária das características adquiridas.
Darwin abalou o fundamento principal da teoria de Lamarck afirmando que a evolução das espécies se daria pelo processo de seleção natural e não pelo uso e desuso. Segundo a teoria de Darwin algumas pequenas variações nos organismos surgiriam ao acaso e, caso essas variações os tornassem mais aptos que os outros organismos estes sobreviveriam transmitindo suas características aos seus descendentes.

QUIMICA: Proteína fluorescente

Proteínas Fluorescentes

As proteínas fluorescentes são hoje uma das mais importantes ferramentas para estudos em vários campos da biologia. Por brilharem sob a luz ultravioleta, elas permitem visualizar processos que antes não podiam ser enxergados pelos cientistas, como o desenvolvimento de células nervosas, o alastramento de tumores, a progressão do mal de Alzheimer no cérebro ou o crescimento de bactérias patogênicas.
Hoje essas proteínas são usadas para a manipulação genética de organismos vivos usados em pesquisas –

Relacionados