Lamarck e o mecanismo evolutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lamarck botânico reconhecido e estreito colaborador de buffon no museu de Historia de Paris . No entanto, tal não o impediu de ser severamente criticado pelas suas ideias transformistas,principalmente por cuvier, tendo as suas teorias sucumbido ao fixismo da época.
A propósito dos seus trabalhos de sistemática, Lamarck enunciou a Lei da gradação, segundo a qual os seres vivos não foramproduzidos simultaneamente, num curto período de tempo, mas sim começando pelo mais simples até ao complexo. Esta lei traduz a ideia de uma evoluão geral e progressiva.
Lamarck defendia a evolução comocausa da variabilidade mas admitia a geração espontãnea das formas mais simples.
Observando os seres vivos a sa volta, Lamarck considerava que, por exemplo, o desenvolvimento da membrana interdigitalde alguns vertebrados aquáticos era devida ao “esforço que estes faziam para se deslocar na água.
Assim, as alterações dos indivíduos de uma dada espécie eram explicadas por uma acção do meio, poisos organismos, passando a viver em condições diferentes iriam sofrer alterações das suas características.
Estas ideias levaram ao enunciado da Lei de transformação das espécies, que considera que oambiente afecta a forma e a organização dos animais logo quando o ambiente se altera produz, no decorrer do tempo, as correspondentes modificalções na forma do animal.
O corolário desta lei é oprincípio do uso e desuso, que refere que o uso de um dado órgão leva ao seu desenvolvimento e o desuso de outro conduz à sua atrofia e, eventual, desaparecimento.
Todas estas modificações seriamdepois transmistidas as gerações seguintes – Lei da Transmissão dos caracteres adiquiridos.

Variações do meio ambiente levam o indivíduo a sentir necessidade de se lhe adaptar (busca daperfeição);
O uso de um órgão desnvolve-o e o seu desuso atrofia-o (lei di uso e desuso);
Modificações adquiridas pelo uso e desuso são transmitidas aos descendentes (lei da...
tracking img