Lallur, pis, cofins

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro de Apuração do Lucro Real - Lalur

Definição
O Livro de Apuração do Lucro Real, também conhecido pela sigla Lalur, é um livro de escrituração de natureza eminentemente fiscal, criado pelo Decreto lei no 1.598, de 1977, em obediência ao § 2o do art. 177 da Lei no 6.404, de 1976, e destinado à apuração extracontábil do lucro real sujeito à tributação para o imposto de renda em cadaperíodo de apuração, contendo, ainda, elementos que poderão afetar o resultado de períodos de apuração futuros (RIR/1999, art. 262).
Aplicação da Obrigação
Todas as pessoas jurídicas contribuintes do imposto de renda com base no lucro real, inclusive aquelas que espontaneamente optarem por esta forma de apuração.
Como é composto o Lalur
O Lalur, cujas folhas são numeradas tipograficamente, terá duaspartes, com igual quantidade de folhas cada uma, reunidas em um só volume encadernado, a saber:
a. parte A, destinada aos lançamentos de ajuste do lucro líquido do período (adições, exclusões e compensações), tendo como fecho a transcrição da demonstração do lucro real; e
b. parte B, destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial, mas que devaminfluenciar a determinação do lucro real de períodos futuros.
NOTA:
O Lalur é destinado a registrar valores que, por sua natureza eminentemente fiscal, não devam constar da escrituração comercial. Assim, não pode ser utilizado para suprir deficiências da escrituração comercial (registrar despesas não constantes da escrituração comercial ou insuficientemente registradas) (PN CST no 96, de 1978;e PN CST no 11, de 1979).
Escrituração do Lalur
Na sua parte A, a escrituração será em ordem cronológica, folha após folha, sem intervalos nem entrelinhas, encerrada período a período, com a transcrição da demonstração do lucro real. A escrituração de cada período se completa com a assinatura do responsável pela pessoa jurídica e de contabilista legalmente habilitado.
Na sua parte B, utilizandouma folha para cada conta ou fato que requeira controle individualizado.
NOTA:
Completada a utilização das páginas destinadas a uma das partes do livro, a outra parte será encerrada mediante cancelamento das páginas não utilizadas, prosseguindo a escrituração, integralmente, em livro subseqüente.
Composição da parte A do Lalur
Deverá conter (IN SRF no 28, de 1978):
1. os lançamentos deajuste do lucro líquido do período, que serão feitos com individuação e clareza, indicando, quando for o caso, a conta ou sub conta em que os valores tenham sido registrados na escrituração comercial (assim como o livro e a data em que foram efetuados os respectivos lançamentos), ou os valores sobre os quais a adição ou a exclusão foi calculada, quando se tratar de ajuste que não tenha registrocorrespondente na escrituração comercial;
Nota:
O lançamento feito indevidamente será estornado mediante lançamento subtrativo na própria coluna em que foi lançado, com o valor indicado entre parênteses, de tal forma que a soma das colunas Adições e Exclusões coincida com o total registrado nos itens de Adições e Exclusões + Compensações da demonstração do lucro real.
2. após o últimolançamento de ajuste do lucro líquido do período, necessariamente na data de encerramento deste (seja trimestral ou anual), será transcrita a demonstração do lucro real, que deverá conter:
a. o lucro ou prejuízo líquido constante da escrituração comercial, apurado no período de incidência;

b. as adições ao lucro líquido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com suanatureza, e a soma das adições;
 
c. as exclusões do lucro líquido, discriminadas item por item, agrupados os valores de acordo com sua natureza, e a soma das exclusões;
 
d. sub total, obtido pela soma algébrica do lucro ou prejuízo líquido do período com as adições e exclusões;
 
e. as compensações que estejam sendo efetivadas no período e cuja soma não poderá exceder a 30%...
tracking img