lalalala

Páginas: 10 (2493 palavras) Publicado: 4 de março de 2015

História



01.
A Historiografia é o modo como se escreve a História. As proposições abaixo, correspondem às correntes historiográficas que se desenvolveram ao longo da história da humanidade?

0-0) Os gregos contaram o início da sua história usando a mitologia.
1-1) Durante a Idade Média os cronistas contaram a história dos reis, das batalhas, da Igreja, considerando que todos osfatos históricos ou não históricos eram movidos pela vontade de Deus.
2-2) No século XIX, a História relacionou-se com outras ciências, como a Sociologia, a Geografia, a Antropologia e utilizou a análise dos documentos, ampliando suas respostas com base no empirismo.
3-3) Também no século XIX a História ultrapassou a narrativa e introduziu a explicação dos fatos, fundamentando-se no sistemaprodutivo das sociedades, nas estruturas e na luta de classes.
4.4) No século XX, a nova história se opõe à história interpretativa e valoriza a cultura, o pensamento, as representações, o cotidiano e a narrativa.
02.
A arte é uma criação humana, fundamentada na cultura e no processo histórico. Sobre as várias modalidades de arte pode-se afirmar:

0-0) Durante a Pré-história o “homo sapiens”desenvolveu a técnica da pintura sobre a rocha, conhecida como arte rupestre, e através dela nos deixou imagens de outros aspectos de sua cultura.
1-1) Os romanos desenvolveram sua arte com base na arte etrusca e também receberam influência dos gregos, no que diz respeito à arquitetura e aos motivos ornamentais.
2-2) O movimento literário, artístico e científico que nasceu na Itália e se propagoupela Europa Ocidental nos séculos XV e XVI denomina-se RENASCIMENTO.
3-3) A arquitetura moderna teve nos irmãos Perret e em Le Corbusier seus precursores, que a partir de 1922 utilizaram em lugar da construção metálica a construção em cimento armado.
4-4) Das experiências dos irmãos franceses Lumière e do americano Thomas Edison surgiu uma nova arte – o cinema – que rapidamente setransformou em uma promissora indústria de arte e entretenimento.
03.
Sobre a sociedade oligárquica e militar espartana podemos afirmar que:

0-0) Em Esparta a propriedade da terra era coletiva e o regime era feudal.
1-1) A constituição espartana estabelecia que o governo da cidade deveria ser regido por dois reis, um conselho e uma assembléia.







2-2) Somente os espartanos e periecoseram considerados cidadãos em Esparta.
3-3) A sociedade espartana estava constituída por três camadas: os espartanos, os hilotas e os periecos.
4-4) Entre as reformas econômicas realizadas em Esparta, destaca-se a que aboliu a propriedade familiar e em seu lugar instituiu a propriedade estatal – a terra cívica – dividida em lotes.
04.
Sobre a cidadania e os direitos na República romana pode-seafirmar:

0-0) Ser cidadão romano exigia coragem, lealdade, respeito aos deuses e culto à glória.
1-1) A vida do cidadão romano era regulada por duas leis: a lei pública e a lei privada. Do direito Público faziam parte o Direito Civil (jus civile) e o Direito Estrangeiro (jus gentium) em oposição ao Direito Privado, que regulamentava as relações entre as famílias.
2-2) O Estado, todopoderoso, exercia um grande poder sobre a família, destruindo o pátrio-poder, herança dos gregos.
3-3) Os cidadãos romanos dividiam-se em cinco classes, conforme sua riqueza; as classes eram subdivididas em centúrias, as quais se constituíam de patrícios e plebeus, separadamente.
4-4) A partir das lutas empreendidas pelos plebeus para o fortalecimento da cidadania, as leis votadas na Assembléia daPlebe passaram a ter validade em todo o estado. Era a decisão da plebe ou PLEBISCITO.
05.
O sistema feudal sofreu diferentes transformações nos reinos europeus. Se compararmos, por exemplo, a Rússia do século XII, com o que hoje chamamos Itália, também no século XII, verificaremos grandes desigualdades. Que elementos condicionaram as diversas transformações nesse sistema?

0-0) As Cruzadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lalalala
  • lalalala
  • Lalalala
  • Lalalala
  • lalalala
  • lalalala
  • lalalala
  • Lalalala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!