Lalala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4218 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA: DA IMPORTÂNCIA AO INCENTIVO Ana Paula Barbosa Rossafa Universidade Estadual de Londrina ana_paulauel@hotmail.com RESUMO O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da leitura e as formas encontradas para o incentivo da mesma em sala de aula. Portanto, são analisados os resultados obtidos durante a prática de estágio realizada na Escola Profissional e Socialdo Menor de Londrina, durante o período de abril a novembro de 2011. Esta Instituição Filantrópica atende alunos de baixa renda. Este trabalho está inserido no projeto “Cidadania e linguagem: nas trilhas do texto”, Projeto de Extensão do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O presente trabalho utiliza um corpus constituído de textos e trabalhosproduzidos pelos alunos do curso de Eletrotécnica, um total de 30 alunos. A presente pesquisa fundamenta-se nos estudos da Linguística Aplicada, tem por base autores como: Cavalcanti, Paulo Freire, Geraldy, entre outros. O objetivo maior deste trabalho é apresentar as dificuldades no dia a dia, o desinteresse dos alunos pela leitura, além de mostrar os resultados obtidos por meio de atividades deincentivação. PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Incentivação; Projeto. 1. Introdução

Ultimamente, tem sido tem sido muito discutida a educação no Brasil e no mundo, a situação do ensino escolar, a qualidade do material didático, a instrução dos professores, a preocupação dos pais e o desinteresse do próprio aluno em aprender. Muitas vezes a culpa é jogada de um lado para o outro, sem que haja umasolução para tantos problemas. A educação é algo que precisa ser levada em discussão, ser observada com mais atenção. Existe a necessidade de se acompanhar o desenvolvimento e a forma como tem sido conduzida ao longo dos anos. Falta conscientização das pessoas para perceber o quanto é importante e necessário investir na educação, principalmente nas crianças, já que é na infância que se inicia o processode alfabetização, aprendizado e o interesse pela leitura. Com o hábito de leitura, não é diferente. Falta conscientização das pessoas em dar importância para esse assunto e adquirir esse hábito tão necessário, esquecem também do valor que a prática da leitura exerce na vida do indivíduo,

1434

enquanto cidadão que cumpre deveres na sociedade.

Nunca é demais lembrar que a prática daleitura é um princípio de cidadania, ou seja, leitor cidadão, pelas diferentes práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são as suas obrigações e também pode defender os seus direitos, além de ficar aberto às conquistas de outros direitos necessários para uma sociedade justa, democrática e feliz (SILVA, 2003, p. 24)

É por meio da leitura, que o indivíduo adquire conhecimentos. A leitura tem acapacidade de transformar o indivíduo, fazê-lo refletir, mantê-lo inteirado sobre os acontecimentos. Para Foucambert (1997), ninguém quer seja, criança ou adulto, torna-se leitor sem querer, mas por um processo voluntário, através do contato com a leitura e a maneira de se aprender. Segundo Foucambert, a prática da leitura, muitas vezes não atrai a atenção do leitor, tornando-se algo chato ecansativo, exigindo esforços, principalmente quando não se sabe ler e compreender o que está escrito. Sendo assim o leitor percebe-se desmotivado e desinteressado em continuar a leitura, ou em alguns casos específicos, conclui apenas por ser algo obrigatório e de extrema importância, como define Rangel:
Assim, muitas vezes, é natural que nos sintamos desanimados com algumas leituras, e que custemos ainiciá-las, ou que, iniciando queiramos interrompê-las, com a proposta de fazê-lo por “pouco tempo”, na verdade, o “pouco tempo”; se estende, com a “desculpa” de “só mais um pouquinho...” e, se e quando chegamos ao fim, a sensação é de “alívio”: - “missão (árdua) cumprida! (RANGEL, 2000, p.25)

2. Fundamentação Teórica 2.1. Definição de LA A disciplina de Linguística Aplicada (LA) tem por...
tracking img