lajes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
ENGENHARIA CIVIL




DALLILA ENGELMAN GARCIA PEREIRA













CLASSIFICAÇÃO DAS LAJES




















Anápolis
2014
DALLILA ENGELMAN GARCIA PEREIRA






CLASSIFICAÇÃO DAS LAJES















Anápolis
2014

1. INTRODUÇÃO
Segundo a ABNT NBR 6118:2003, item 14.4.2.1 placas são elementosde superfície plana sujeitos principalmente a ações normais a seu plano. As placas de concreto armado ou protendido são usualmente denominadas lajes.
Entende-se por definição projetual de uma laje a concepção do espaço, este definido por um plano de apoio – a laje – sobre o qual iremos construir e elaborar este espaço.
As lajes são normalmente construídas para suportar as ações verticais –permanentes e variáveis – atuantes nos pavimentos (pisos e coberturas das edificações). São submetidas essencialmente a esforços solicitantes de flexão, momentos fletores e forças cortantes.
As lajes podem ser entendidas também como elementos de vedação do subsistema vertical, de subdivisões da parte da vedação horizontal, onde a subdivisão do espaço interior gerado pelas vedações verticais são aslajes. Estas são as superfícies de segurança onde podem ser feitas as atividades, e as principais funções são sustentar pessoas e coisas, onde é a melhor forma de aproveitar o terreno construindo assim edificações verticais.
Atualmente há diversos tipos de lajes que formatam o diversificado mercado da construção civil. Cada tipo de laje pode ser utilizada em um determinado ramo de construção ounecessidade. Umas tem o caráter de reduzir a carga das estruturas sendo mais leves, como as lajes pré-moldadas, outras têm a função de serem mais resistentes, como as maciças (totalmente em ferro e concreto), algumas tem o formato propício a economizar a quantidade de concreto, como as nervuradas, outras mais esbeltas ou espessas. Portanto há diversas formas e tipos de lajes, prontas a atender asreais situações especiais em cada canteiro.








2. DESENVOLVIMENTO
2.1 TIPOS DE LAJES
Na prática, existem diferentes tipos de lajes que são empregadas nas obras de um modo geral, sendo que podem ser classificadas da seguinte forma:
• Quanto a sua composição e forma;
• Quanto ao tipo de apoio;
• Quanto ao esquema de cálculo.

2.1.1 QUANTO A SUA COMPOSIÇÃO E FORMA
A) LAJEMACIÇA
Laje maciça é aquela onde toda a espessura é composta por concreto, contentado armaduras longitudinais de flexão e eventualmente armaduras transversais, e apoiada em vigas ou paredes ao longo das bordas. As lajes maciças podem ser de concreto armado ou de concreto protendido.
As lajes maciças de concreto, com espessuras que normalmente variam de 7 cm a 15 cm, são projetadas para os maisvariados tipos de construções, como edifícios de múltiplicos pavimentos, muros de arrimo, escadas, reservatórios, construções de grande porte, como escolas, indústrias, etc. De modo geral, não são aplicadas em construções residenciais e outras construções de pequeno porte, pois nesses tipos de construção as lajes nervuradas pré-fabricadas apresentam vantagens nos aspectos custo e facilidade deconstrução.
É totalmente moldada na obra, sobre forma de madeira, feita de chapas de compensado tipo madeirite, adequado para obra e formas de concreto armado. Estas chapas por suas vez são apoiadas em táboas de madeira, que são sustentadas por postes de apoio. A armação da laje, constituida por vergalhoes (ferragem de construção) é distribuida e armada sobre a forma plana, para que depois, sejadespejado o concreto.
Uma das vantagens da laje maciça é ser menos suscetível a fissuras e trincas (depois de seco, o concreto torna-se um monobloco que dilata e contrai de maneira uniforme). Por outro lado, gera maior gasto de madeira para a base e escoramento; é a mais pesada e, em geral, cara.
B) LAJE PRÉ-MOLDADA
Entende-se por lajes pré-moldadas aquela em que parte da laje é fabricada...
tracking img