Lajes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL “ABÍLIO PAULO”-CEDUP

CURSO DE EDIFICAÇÕES

BIANCA DE ANDRADE
ELIZIANE T. DE OLIVEIRA
GUSTAVO P. ROSA
JAQUELINE FREITAS
THAINARA M. PAULO

LAJES

CRICIÚMA
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÃO 4
3 FUNÇÃO 4
4 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA 4
5 FUNCINOMENTO NAS ESTRTUTURAS: 4
5.1 CONCRETO 4
5.1.1 Lajes maciças 4
5.1.2 Laje cogumelo 5
5.1.3Laje nervurada 5
5.1.4 Lajes pré-moldadas 6
5.1.5 Lajes treliçadas com lajotas cerâmicas 6
5.1.6 Lajes treliçadas com isopor 7
5.1.7 Lajes de painéis treliçados 7
5.1.8 Lajes alveolares 8
5.2 METÁLICA 9
5.2.1 Laje de concreto moldada in loco 9
5.2.2 Laje Pré-fabricada Protendida 10
5.2.3 Pré-lages 10
5.2.4 Laje mista 11
5.3 MADEIRA 11
6 DIMENSÕES 12
7 CONCLUSÃO 13REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o tema laje. Onde é um elemento muito presente na construção civil, que possui a finalidade de servir como piso ou cobertura, tendo especificações diferentes dependendo de sua função.
Cada vez mais ha inovações de produtos, havendo uma infinidade de tipos e métodos de construção. Podendo ser aplicada em diferentes estruturas.
Enfim, parapossuirmos um conhecimento mais abrangente para uma melhor formação profissional.

2 DEFINIÇÃO
As Lajes são elementos estruturais de uma construção que, em conjunto com as vigas, os pilares e as fundações respondem pela estabilidade e solidez da edificação.
São elementos específicos, variando de caso a caso, conforme o fim a que se destinam (residências, escolas, depósitos, estacionamentos,etc.); dependem, também, da ocorrência ou não de sobrecargas adicionais (cargas de paredes, por exemplo), dos tamanhos dos vãos livres e das condições de apoio (apoiadas, semi-engastadas ou engastadas).
3 FUNÇÃO
As lajes podem ter a função de cobertura, para apoiar um telhado ou servir como o mesmo quando impermeabilizada e também a função estrutural onde transfere as cargas do piso ou do telhadopara as vigas e pilares.
4 FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
As lajes possuem dupla função estrutural: de placa e de chapa.
Elas se comportam como chapa quando as ações verticais, perpendiculares à superfície média e as transmitem para os apoios.
E se comportam como placa quando atuam como diafragmas horizontais rígidos, distribuindo as ações horizontais entre os diversos pilares da estrutura. Nessascircunstâncias, a laje sofre ações ao longo de seu plano.
5 FUNCINOMENTO NAS ESTRTUTURAS:
5.1 CONCRETO
A laje normalmente é utilizada nas estruturas de concreto, onde possui uma grande variedade de tipos:
5.1.1 Lajes maciças
A laje maciça, ou moldada in loco, é totalmente construída na obra a partir de uma fôrma, normalmente de madeira, na qual é despejado o concreto. Antes, é montada aarmadura de vergalhões metálicos que dá mais resistência ao sistema. Após a secagem do concreto, está pronta a laje.
Os pontos altos desse sistema são a menor suscetibilidade a trincas e a fissuras, e a facilidade de vencer grandes vãos, além do acabamento liso da parte inferior. Porém, as fôrmas exigem um consumo considerável de madeira; a laje é mais pesada, o que exige mais do restante daestrutura, e o custo final, normalmente, é mais alto.

5.1.2 Laje cogumelo
As lajes do tipo cogumelo são parecidas com as lajes simples, mas se apoiam diretamente sobre os pilares. Como toda a carga da laje é transferida para um ponto com pequena área (o topo do pilar), deve-se evitar o fenômeno que chamamos de "punção", isto é, o risco de o pilar "furar" a laje como uma agulha pode furar uma folha depapel. Assim, a área de contato entre laje e pilar deve ser aumentada e reforçada. Em geral isso é feito com o aumento da quantidade de ferro e da espessura da laje apenas nesse ponto, criando "chapéus" sobre os pilares.

5.1.3 Laje nervurada
Lajes nervuradas ou do tipo "caixão perdido" são formadas pela união de vigas e lajes e foram mais usadas em edifícios antigos. Um conjunto de vigas é...
tracking img