Lajes nervuradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3787 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DE CONCRETO – CAPÍTULO 17
Libânio M. Pinheiro, Julio A. Razente 01 dez 2003

LAJES NERVURADAS

1. INTRODUÇÃO Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha. Segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou comnervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte." As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e o alto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos casos. Surgem, como uma das alternativas, as lajes nervuradas (ver figura 17.1).

Figura 17.1 – Laje nervuradabidirecional (FRANCA & FUSCO, 1997)

Resultantes da eliminação do concreto abaixo da linha neutra, elas propiciam uma redução no peso próprio e um melhor aproveitamento do aço e do concreto. A resistência à tração é concentrada nas nervuras, e os materiais de enchimento têm como função única substituir o concreto, sem colaborar na resistência.

USP – EESC – Departamento de Engenharia de EstruturasLajes nervuradas

Essas reduções propiciam uma economia de materiais, de mão-de-obra e de fôrmas, aumentando assim a viabilidade do sistema construtivo. Além disso, o emprego de lajes nervuradas simplifica a execução e permite a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção.

2. FUNÇÕES ESTRUTURAIS DAS LAJES As lajes recebem as açõesverticais, perpendiculares à superfície média, e as transmitem para os apoios. Essa situação confere à laje o comportamento de placa. Outra função das lajes é atuar como diafragmas horizontais rígidos, distribuindo as ações horizontais entre os diversos pilares da estrutura. Nessas circunstâncias, a laje sofre ações ao longo de seu plano, comportando-se como chapa. Conclui-se, portanto, que as lajestêm dupla função estrutural: de placa e de chapa. O comportamento de chapa é fundamental para a estabilidade global da estrutura, principalmente nos edifícios altos. É através das lajes que os pilares contraventados se apóiam nos elementos de contraventamento, garantindo a segurança da estrutura em relação às ações laterais. Embora o arranjo de armaduras, em geral, seja determinado em função dosesforços de flexão relativos ao comportamento de placa, a simples desconsideração de outros esforços pode ser equivocada. Uma análise do efeito de chapa se faz necessária, principalmente em lajes constituídas por elementos pré-moldados. Na figura 17.2, é mostrado um exemplo de transferência de forças e de tensões em laje formada por painéis pré-moldados, comportando-se como diafragma.

3.CARACTERÍSTICAS DAS LAJES NERVURADAS Serão considerados os tipos de lajes nervuradas, a presença de capitéis e de vigasfaixa e os materiais de enchimento.

17.2

USP – EESC – Departamento de Engenharia de Estruturas

Lajes nervuradas

Figura 17.2 – Comportamento de laje como diafragma (EL DEBS, 2000)

3.1. Tipos de Lajes Nervuradas As lajes nervuradas podem ser moldadas no local ou podem serexecutadas com nervuras pré-moldadas. a) Laje moldada no local Todas as etapas de execução são realizadas "in loco". Portanto, é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos, além do material de enchimento. Pode-se utilizar fôrmas para substituir os materiais inertes. Essas fôrmas já são encontradas em polipropileno ou em metal, com dimensões moduladas, sendo necessário utilizar desmoldantes iguaisaos empregados nas lajes maciças (Figura 17.3). b) Laje com nervuras pré-moldadas Nessa alternativa, as nervuras são compostas de vigotas pré-moldadas, que dispensam o uso do tabuleiro da fôrma tradicional. Essas vigotas são capazes de suportar seu peso próprio e as ações de construção, necessitando apenas de
17.3

USP – EESC – Departamento de Engenharia de Estruturas

Lajes nervuradas...
tracking img