Lajes - materiais e sistemas construtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
1. Lajes nervuradas
1.1 Unidirecionais e bidirecionais
1.2 Lajes moldada no local
1.3 Lajes com nervura pré- moldada
1.4 Lajes nervuradas com capitéis e vigas-faixa
1.5 Matérias de enchimento
1.5.1- Bloco cerâmico ou de concreto
1.5.2- Blocos de E.P.S
1.5.3- Caixotes reaproveitáveis ( Cubetas )
1.6 Curiosidade

1. Laje Nervurada

Segundo a NBR 6118:2003 Lajes nervuradassão:
“Lajes moldadas no local ou com nervuras pré- moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.”
Laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá um comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha.
As lajes nervuradas apresentam uma dasestruturas mais inteligentes, quando nos referimos ao aproveitamento de resistência do material, alcançando-se maiores vãos se comparando com as lajes convencionais. O aproveitamento e resistência consistem no afastamento do concreto (material pouco resistente a tração) das zonas tracionais e concentração desse material nas zonas comprimidas.

1.1 Unidirecionais e Bidirecionais
As lajes nervuradaspodem ser armadas em uma ou duas direções. São conhecidas como lajes nervuradas em uma ou duas direções. Nervuras são criadas através da inserção de material de enchimento. Pode ser usado o isopor (E.P.S), formas de metal ou polipropileno montadas lado a lado, que ao serem concretadas formam nervuras na laje. Uma característica marcante desse modelo se encontra no aproveitamento da forma paraacabamento interno.

1.2 Laje com nervuras pré-moldadas
As nervuras são compostas de vigotas pré-moldadas, que dispensam o uso do tabuleiro da fôrma tradicional. Essas vigotas são capazes de suportar seu peso próprio e as ações de construção, necessitando apenas de cimbramentos intermediários, Além das vigotas, essas lajes são construídas de elementos de enchimento, que são colocados sobre oselementos pré- moldados, e também de concreto moldado no local.

Há três tipos de vigotas:
-concreto armado
-concreto protendido
-vigota treliçada

1.3 Laje moldada no local
Todas as etapas de execução são realizadas “in loco”. Portanto, é necessário o uso de fôrmas e de escoramentos, além do material de enchimento. Pode-se utilizar fôrmas para substituir os materiais inertes.Essas fôrmas já são encontradas em polipropileno ou em metal, com dimensões moduladas, sendo necessário utilizar desmoldantes iguais aos empregados nas lajes maciças.

1.4 Lajes Nervuradas com Capitéis e com Vigas-faixa.
Em regiões de apoio, tem-se concentração de tensões transversais, podendo ocorrer ruína por punção ou por cisalhamento. Por serem mais frágeis, esses tipos de ruína devem serevitados, garantindo-se que a ruína, caso ocorra, seja por flexão. Além disso, de acordo com o esquema estático adotado, pode ser que apareçam esforços solicitantes elevados, que necessitem de uma estrutura mais robusta.
Nesses casos, podemos adotar:
-região maciça em volta do pilar, formando um capitel

-faixas maciças em uma ou em duas direções, construindo vigas-faixa

1.5 Materiais deenchimento
A principal característica das lajes nervuradas é a diminuição da quantidade de concreto, na região tracionada, podendo-se usar um material de enchimento. Além de reduzir o consumo de concreto, há um alívio do peso próprio. Portanto, o material de enchimento deve ser o mais leve possível, mas com resistência suficiente para suportar as operações de execução. Deve-se ressaltar que aresistência do material de enchimento não é considerada no calculo de laje.
Podem ser utilizados vários tipos de materiais de enchimento, entre os quais: blocos cerâmicos, blocos vazados de concreto de blocos de EPS (poliestireno expandido). Também conhecido como isopor. Esses blocos podem ser substituídos por vazios, obtidos com fôrmas constituídas por caixotes reaproveitáveis.

a) Blocos...
tracking img