Laje premoldada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LAJE PRE - MOLDADA
As Lajes
As lajes são estruturas destinadas a servirem de cobertura, forro ou piso para uma edificação. Feitas de concreto armado, elas podem ser pré-moldadas ou concretadas no próprio local. As lajes concretadas no local, também chamadas de lajes maciças de concreto armado, devem ser projetadas por um profissional habilitado, que também orientará e acompanhará a sua execução.As lajes pré-moldadas são constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos conhecidos como lajotas ou tabelas. As lajotas e as vigotas montadas de modo intercalado formam a laje. O conjunto é unido com uma camada de concreto, chamada de capa, lançada sobre as peças. As lajes pré-moldadas comuns vencem vãos até 5m entre os apoios. Em geral, os seus comprimentos variam de 10cm em 10cm. Outrotipo de vigota conhecida é a vigas treliçadas, utilizam vergalhões Soldados entre si formando uma treliça. Essa laje pode vencer vãos de até 12m entre apoios. A execução das lajes pré-moldadas é muito rápida e fácil, mas o fabricante deve fornecer o projeto completo da laje, incluindo as instruções de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados que devem ser seguidos à risca.Quais os tipos de lajes mais usadas?
Tipos: Podem ser de dois tipos básicos: as maciças e as nervuradas. As lajes maciças são mais utilizadas em obras grandes e especiais, necessitando de cálculo apropriado executado por especialista. Dentro do tipo nervurado estão as lajes pré-fabricadas, também chamadas de mistas, que tem utilização mais ampla, atendendo também as obras de menor porte. As lajespré-fabricadas são aquelas constituídas por vigas ou vigotas de concreto e blocos que podem ser de diversos materiais, sendo mais utilizados os de cerâmica e os de concreto. Dependendo do tipo de vigota utilizada, as lajes pré-fabricadas podem ser: protendidas, comum ou treliçadas. Vamos tratar aqui somente da LAJE do tipo Treliçadas.

Laje Treliçada
A laje treliçada possui como armadura umaestrutura metálica denominada treliça que é fundida a uma base de concreto formando assim, a vigota. As medidas são em média as seguintes: Viga ou vigota treliçada Podem ser compostas com blocos de diversos materiais, mas os mais Utilizados são os de concreto e, principalmente, os cerâmicos (lajotas). Após a montagem, que é feita da mesma forma que a laje comum, a laje fica da seguinte forma: Como parteda armadura da vigota fica exposta o concreto da capa que é lançado após a montagem da laje, envolve totalmente a treliça favorecendo a aderência, evitando assim, o aparecimento de trincas na laje. Este tipo de laje pode ser utilizado tanto em obras grandes que necessitam de uma resistência maior ou são necessários vãos maiores (neste caso são usadas treliças maiores nas vigotas que são fornecidassob encomenda), como também para forro ou cobertura (espessura de 8cm - treliças de 8cm) ou piso (espessura de 10cm - também com treliças de 8cm) para vãos de até 5cm, em obras residenciais de pequeno porte. Qual é a laje pré-moldada mais leve que existe?

Laje com isopor!
Vantagens no uso do EPS (isopor) Redução no peso próprio. Isolamento térmico comprovado. Produtividade na montagem aumentada.Elimina perdas por quebra de material. Facilmente recortável. Alivia estruturas de suporte (vigas, pilares e fundações).

1

O isopor tem características muito favoráveis para utilização como elemento enchimento de lajes, é leve e resistente. Usado em lajes pré-moldadas nervuradas em uma só direção ou em grelha, permite grande economia de cimbramento, mão-de-obra e tempo.

Escoramento da LajeTreliçada.
Contra-Flecha, Escoramento e Guias de Escoramento · Contra-Flecha: É o deslocamento vertical intencional aplicado nas vigotas pré-fabricadas, vigas até 3 MT não recebem o arqueamento “contra-flecha”, após 3mt a contra-flecha aplicada devera ser de 5mm por metro. Ex: abaixo na figura 4 · Escoramento: É uma estrutura provisória, destinada a auxiliar as vigotas pré-fabricadas a suportar a...
tracking img