Laje Nervurada

Páginas: 8 (1812 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2013
Laje Nervurada Bidirecional de poliestireno

CURSO: Engenharia Civil



1. Introdução
Laje é uma estrutura laminar plana e horizontal apoiada em vigas e pilares que divide os pavimentos de uma edificação. Há predominância de duas dimensões: comprimento e largura sobre a espessura. As forças aplicadas na laje são transmitidas para as vigas e pilares e é diferenciada de outros elementosestruturais planos devido ao carregamento que atua na laje ser perpendicular ao plano médio. O material mais comumente utilizado é o concreto armado. (SILVA, 2010)
O primeiro registro oficial do uso de lajes em construção civil foi em 1854 pelo inglês William Boutland Wilkinson (1819-1902) na construção de uma casa de dois pavimentos de alvenaria com reforço nos planos de concreto com barras deferro e arames. (SILVA, 2010).
O invento de Wilkinson avançou em direção a outro esquema de lajes que consistia em uma série de blocos de gesso que funcionavam como caixões perdidos que serviam de suporte para colocar concreto de maneira uniforme, moldando uma série de nervuras com um plano de laje na parte superior, surgia a laje nervurada.
Conforme NBR 6118, “lajes nervuradas são as lajesmoldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos está localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte”.
Este artigo tem por objetivo apresentar o funcionamento e aplicação da laje nervurada bidirecional com enchimento de poliestireno, bem como verificar as vantagens e desvantagens da sua utilização, uma vez que a técnica é uma opçãopara se vencer grandes vãos. E como objetivos específicos têm-se: Comparar a laje nervurada com outros métodos convencionais e analisar sua viabilidade econômica.

2. Revisão Bibliográfica
2.1. Laje nervurada de Poliestireno
O que difere as lajes nervuradas das lajes convencionais é a presença de nervuras e a qualidade (QUANTIDADE ?) principal de diminuição do volume de concreto na regiãotracionada, onde poderá ocorrer o emprego de materiais de enchimento, suavizando assim o peso próprio, mas, para que isso aconteça os elementos de enchimento devem ter menor peso admissível possível e serem inertes (que não se movimentam), possuindo também capacidade satisfatória para suportar os trabalhos a serem executados. (RAZENTE, 2003)
As lajes bidirecionais recebem este nome, pois suadistribuição de cargas é feita em dois sentidos, sendo que o movimento da carga é realizado através do menor percurso, e, além disso, possuem a capacidade de suportar paredes em todas as direções. Seus vãos variam em torno de 5,0m e 12,0m e são empregadas em edifícios, não podendo se esquecer de que quando projetadas corretamente, possuem um desempenho estrutural melhor do que as lajes unidirecionais. (SILVA,e MARCOS, 2005).
O método das lajes nervuradas não foi bem aceito no mercado, pois, uma das principais características de uma obra é reduzir os custos, e na laje nervurada para criar o molde de todas as nervuras gastavam-se mais fôrmas do que na laje convencional, então foi implantado o uso de materiais de enchimento, como blocos cerâmicos, blocos de concretos e blocos de Poliestireno expandido(EPS), resultando assim um sistema mais leve. (SCHWETZ, 2005).
Com isso o EPS passou a ser muito utilizado em lajes nervuradas, pois apresenta certas características vantajosas, como: baixo módulo de elasticidade, permitindo uma adequada distribuição de cargas, peso especifico aparente variando entre 0,13 kN/m³ a 0,25 kN/m³, significativamente inferior ao concreto armado de 25kN/m³ ou ao tijolocerâmico em torno de 13 kN/m³, isolante termo-acústico e resiste bem aos trabalhos de montagem (ABRAPEX e SILVA, 2005).
Conforme a NBR 6120:1980, por possuir um coeficiente de absorção muito baixo, o EPS favorece a cura do concreto moldado no local.
De acordo com a Associação Brasileira de Poliestireno Expandido (ABRAPEX) na execução de prédios formados por diversos andares as lajes consomem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lajes nervuradas
  • Lajes nervuradas
  • laje nervurada
  • Lajes nervuradas
  • laje nervurada
  • lajes nervuradas
  • Laje Nervurada
  • Laje Nervurada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!