LAISACHASSOT

297 palavras 2 páginas
Em se tratando de Princípios e Postulados da Contabilidade, (Iudícibus, Marion, & Faria, 2009) afirmam que “[...] os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade, que constituem em apresentar informação estruturada para os usuários” e não se podem confundir os princípios com os objetivos da contabilidade. Sendo os objetivos da contabilidade informar os usuários, qual é o objeto da contabilidade?

Através da circular 179/72, do Banco Central do Brasil, o IBRACON (Instituto Brasileiro dos Contadores) teve uma participação importante para o início da normatização dos Princípios Contábeis, emitindo pronunciamentos de interesse da classe que, em 1986, resultou na publicação do trabalho intitulado Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade. Este trabalho foi baseado nos:

Segundo (Marion, 2009) “Para a Contabilidade, a entidade é um organismo vivo que irá operar por um longo período de tempo indeterminado até que surjam fortes evidências, econômicas ou jurídicas, em contrário (...)”. A qual princípio o autor se refere?

Poderíamos dizer que há duas formas distintas de se fazer contabilidade: uma, considerada não científica, que é o regime de caixa, levando em consideração somente a receita recebida e a despesa paga. Qual é a outra forma, em que a receita considerada é a gerada no período, não importando o seu recebimento; e a despesa considerada é a consumida no período, não importando se foi paga?

“uma vez adotado certo critério contábil, dentro de vários igualmente relevantes, este não deverá ser mudado, de ano para ano outro constantemente, pois isto impossibilitaria a comparação dos relatórios contábeis no decorrer do tempo e dos estudos preditivos de tendências.” O texto se refere a qual Princípio ou Conveção Contábil?

Relacionados