Lahs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MACROECONOMIA

Nos intervalos das guerras, as nações ocidentais, abaladas pela Grande Depressão, se voltaram para o estudo dos elementos determinantes do equilíbrio econômico, interessadas no restabelecimento da normalidade e na rápida reabsorção das massas desempregadas.
Como observa James (1955), “a Grande Depressão suscitou uma crise de consciência entre todos os economistas”, da mesmaforma que as perturbações da ação econômica, desafiaram os estudiosos da Economia a encontrar os caminhos da estabilização.
A Grande Depressão abalou todo o sistema econômico do Ocidente. Nos anos de 1929-33, o desemprego se alastrara de forma incontrolável. E, durante as Grandes Guerras, o esforço de mobilização tecnológica e industrial veio demonstrar a correlação definitiva entre o poder militar eo poder econômico. A depressão dos anos 30 reduziu drasticamente o Produto Nacional (PN) das economias atingidas, reduzindo-o pela metade.
De acordo com Rossetti (1995), no final do século XX, os habitantes do mundo subdesenvolvido empenharam-se numa mobilização sem precedentes, com vistas a um gigantesco alvo: a construção de uma nova sociedade e de uma nova economia, para possibilitar auniversalização das condições do bem-estar, através da aceleração de seu progresso material.
Encontramos na evolução do pensamento econômico o consenso de que a Teoria Econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicada a obra de Adam Smith “ A riqueza das nações”  em 1776.

A partir do século XVI observamos o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Mesmo semrepresentar um conjunto técnico homogêneo, são explícitas as preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação. São presentes alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas, bem como, o acúmulo de metais adquire uma grande importância de acordo com os relatos sobre a moeda. O mercantilismo considerava que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maiorfosse seu estoque de metais preciosos.

No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia,
elaborou alguns trabalhos importantes que sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens. Otrabalho de maior destaque foi de Quesnay, autor da obra “Tableau Économique”, o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a inter-relação dos mesmos.Na realidade, a fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo, pois considerada desnecessária a regulamentação governamental, considerando a lei da natureza como suprema, e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A função do soberano eraservir de intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas.

Adam Smith, em sua visão harmônica do mundo real,acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma “mão invisível” levaria a sociedade à perfeição. Colocou que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade. A defesa do mercado como regulador das decisõeseconômicas de uma nação traria muitos benefícios para a coletividade, independente da ação do Estado. É o princípio do liberalismo.

Partindo das idéias de Smith, David Ricardo pode ser considerado como outro expoente do período clássico, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analítico.
Aprimora a tese de que todos os custos se reduzem a custos o trabalho e mostra como aacumulação do capital,acompanhada de aumentos populacionais, provoca uma elevação da renda da terra,até que os rendimentos decrescentes diminuem de tal forma os lucros que a poupança se torna nula, atingindo-se uma economia estacionária, com salários de subsistência e sem nenhum crescimento. Sua análise de distribuição do rendimento da terra foi um trabalho seminal de muitas idéias do chamado período...
tracking img