Lagartos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um Pouco Sobre Lagartos

Ordem Squamata, subordem Lacertilia



Os lagartos fazem parte de uma vasta subordem de répteis escamados, e se diferenciam dasserpentes pela presença de pernas, ouvidos e pálpebras nos olhos, apresentam um crânio diápsido, com 2 aberturas, que permite o fechamento da mandíbula, esse é oprincipal fator na diversificação dos lagartos.

Podem ser terrestres ou aquáticos, suas escamas epidérmicas e sem glândula evita a perda de água, sua pele é trocadaperiodicamente. O crânio dos lagartos é mais arqueado do que dos anfíbios e apresentam membros laterais ao corpo.

A maioria dos lagartos consegue desprenderpedaços da cauda como defesa, esse mecanismo é chamado de autotomia. Esta tática de defesa ocorre quando o animal se sente ameaçado por um predador, então ele libera acauda, enquanto o predador se ocupa da cauda que fica se movimentando, o animal consegue escapar. Isso ocorre graças a um conjunto de fatores, as vértebras da caudapossuem uma zona de fratura que não são ossificadas, a musculatura da cauda é segmentar, cada “anel” da cauda possui um conjunto de músculos, e quando ocorre eperda, não se desprende grande quantidade de músculo, e os vasos sanguíneos possuem válvulas para estancar o sangue, isso garante a sobrevivência do animal, só que háum ponto negativo nesse mecanismo, quando a cauda é regenerada não possui mais a zona de fratura, não ocorrendo mais a autotomia.

O processo de regeneraçãorequer energia, só que são animais ectodérmicos e peciliformes, não produzem calor corporal, a temperatura do corpo depende do ambiente, animais de sangue frio.
tracking img