Lady gaga mostro do marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Monstro do Marketing: Vendendo a Fama de Lady Gaga

Num mundo fascinado com celebridades do tipo de Paris Hilton e Kim Kardashian, é mais que destacável que a fama ainda pode ser adquirida por meio de conquistas artísticas. O estopim da estrela pop Lady Gaga, entretanto, não é tão espetacular por causa de seu espectro ou intensidade, mas porque chegou num momento em que a cultura deentretenimento virtualmente se iguala com a celebridade rasa. Além disso, o advento daInternet e, especialmente, o desenvolvimento do arquivo digital mudou drasticamente a paisagem da indústria musical. Enquanto gravações na forma de vinil, cassete, ou CD foram elementos essenciais da indústria por quase todo o século XX, novos meios tiveram que se utilizados para assegurar a base econômica necessária parauma carreira profissional na música. A fama global de Lady Gaga pode servir para analisar como o sucesso na música popular ainda é possível nos dias de hoje.
Depois de um começo falso com a gravadora Def Jam em 2006, Lady Gaga foi um ano depois descoberta por Vincent Herbert, da gravadora Streamline (parte da Interscope), e apresentou-a ao executivo de hip-hop Troy Carter, que então se tornou onovo agente da cantora. Inicialmente trabalhando como compositora por artistas comerciais como Britney Spears e Pussycat Dolls, Gaga conheceu o cantor Akon, que a apresentou a Jimy Iovine (Interscope), que assinou um contrato com KonLive. Reconhecendo o potencial de estrela da jovem compositora, chegou o momento de alcançar o nível de estrelato pop — e sucesso financeiro —, que não é conhecido desdeo pop e o rock dos anos 70 e 80. Entre maio de 2010 e 2011, Lady Gaga lucrou cerca de 90 milhões de dólares. Claro, vários fatores facilitaram a ascensão de Lady Gaga, mas é seguro dizer que a infraestrutura de uma indústria deve ter trabalhado para proporcionar um desenvolvimento artístico tão bem-sucedido. Pelo menos cinco componentes podem ser distinguidos nos aspectos de marketing da fama deLady Gaga.
Lady Gaga é mais do que só música. Para ter certeza, todas as performances precisam compactar e apresentar a música de alguma forma diferente, mas claramente alguns são melhores nisto que outros. Quando alguém fala de Lady Gaga hoje em dia (como muitos de nós fazemos), não só uma variedade de sons nos vêm à cabeça. Junto com sua música, Lady Gaga também é o look, a visão, o ativismo, ovestido de carne, a monstruosidade. Com sua audiência global (não só com os fãs), Lady Gaga pode então conectar-se em diferentes maneiras, envolvendo tanto o estilo quanto a substância, absorvendo consigo controvérsia e apoio.
Lady Gaga tem, em suas próprias palavras, dominado a ‘arte da fama’ e foi uma estudante diligente na ‘sociologia da fama.’ Apesar de realizar as armadilhas da fama, comopode dser julgada por um talento que vai e vem, Gaga fez maravilhas na conexão com seus fãs, a quem chama de ‘monstrinhos.’ Desde do início de sua carreira, Lady Gaga levou sua música para a internet, começando pelos sites MySpace e PureVolume, nos quais postou algumas músicas, e subsequentemente por meio de seu próprio website, e no então familiar YouTube. Mais importante ainda, Lady Gaga tem sidobastante bem-sucedida em conectar-se diretamente com seus fãs via redes sociais, particularmente Facebook e Twitter. Em setembro de 2011, Gaga aglomerou mais de 43 milhões de “likes” no Facebook e 13 milhões de “seguidores” no Twitter. Um alcance mais distante foi concluído ao possibilitar e encorajar fã-sites e blogs a postarem informações. A relação simbólica e próxima que é realizada comseus monstrinhos, quer seja real ou imaginária, adicionalmente sustenta a ideia que ela não precisa de marketing.
Lady Gaga entretém tie-ins lucrativos com outras marcas e produtos. A maioria dessas‘parcerias de marca’ (utilizando as palavras da companhia de agenciamento de Gaga) pode ser considerada uma conexão íntima com seus esforços artísticos. Por exemplo, Lady Gaga lança sua própria marca de...
tracking img