Ladrilhos Hidr Ulicos

268 palavras 2 páginas
Ladrilhos hidráulicos

Reportagem de Taise Fernandes e Hermano júnior em campina grande
Na reportagem eles explicam que o uso do material na humanidade e antigo, utiliza-se em pisos e paredes, decorando esses espaços com sua beleza e variedades de cores.
O arquiteto Eduardo Lucas comenta sobre o uso de arte religiosa e decorativa do século 04 na Europa e na Ásia, o uso de mosaicos coloridos; no Brasil os ladrilhos chegaram como objeto de importação, vindos da França, Bélgica e Portugal; no inicio do século 20 começaram a montar fabricas aqui no Brasil.
Genuário Ferreira – Proprietário da fabrica de campina grande produzindo desde a década de 40, tradição de família teve inicio no ano de 1947 com um objetivo que na época era calçar chão de casas e ruas durando ate a década de 80 foi nessa mesma época que surgiu a cerâmica dominando então o mercado e fazendo a fabrica fechar as portas. A fabrica passou 20 anos fechados retornando a fabricar por grande procura de arquitetos.
Júlio césar funcionário da fabrica explica que o processo de fabricação e manual com riqueza de detalhes, são feitas por artesoes com muita pratica, inicia-se usando um óleo passando na placa, coloca-se o quadro e o moldem para separar as tintas em seguida coloca o pó secante, a massa para prensar e no fim e colocado durante 5 horas submerso na agua e colocado para secar, na fabrica contem 150 tipos de modelos diferentes.
O arquiteto informa que com o surgimento de peças cerâmicas o uso de ladrilhos diminuiu muito retornando agora para uso de decoração interna.

Relacionados

  • LADRILHO HIDR ULICO
    632 palavras | 3 páginas
  • Os Ladrilhos Hidr Ulicos Remontam Ao S Culo IV
    340 palavras | 2 páginas