Ladder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Programação em linguagem LADDER
para BASIC Step M8 e M16
A família de processadores BASIC Step M8 e M16 agora já pode ser programada em linguagem Ladder, a mesma utilizada em CLPs comerciais. Neste artigo utilizaremos o Basic Step M16 da Tato Equipamentos e o Software LDmicro para entrarmos no universo da automação industrial através de um processador acessível e com muitos recursos.
Alinguagem Ladder foi a primeira a ser desenvolvida para a programação de CLPs e hoje ainda é a mais ulilizada, estando presente em praticamente todos os CLPs. Podemos listar algumas vantagens desta linguagem.
• Linguagem gráfica, baseada em símbolos;
• Simbologia semelhante a um circuito elétrico;
• Pouca variação de fabricante para fabricante;
• Permite lógicas mais complexas decontrole.
Neste artigo iremos descrever a linguagem Ladder baseada no software LDmicro (editor, simulador e compilador Ladder). Para a transferência do arquivo compilado para o processador utilizaremos o software BSloader da Tato Equipamentos.
Utilizaremos como ferramenta o Basic Step M16. Este possui quatro portas de entradas e saídas. Cada porta possui oito pinos que podem ser configurados comoentradas e saídas.
Porta A: 8 entradas ou saídas digitais ou 8 entradas analógicas (A0.....A7);
Porta B: 8 entradas ou saídas digitais (B0......B7);
Porta C: 8 entradas ou saídas digitais (C0.....C7);
Porta D: 8 entradas ou saídas digitais (D0.....D7).
Para o nosso aprendizado utilizaremos a porta A como entrada digital ou analógica e a porta B como saída digital.
O processador Basic Step M16pode ser utilizado em diversos projetos. Na foto 1 temos um exemplo de um CLP com 16 entradas digitais (ou 8 analógicas) e 16 saídas com relés.
[pic]
foto 1 – CPL utilizando Basic Step M16.
O nome Ladder surgiu devido a estrutura da linguagem ser semelhante à uma escada (ladder), na qual duas barras verticais paralelas são interligadas pela Lógica de Controle, formando os degraus (rungs) daescada. Portanto, a cada Lógica de Controle existente no Programa de Aplicação dá-se o nome de rung, a qual é composta por Colunas e Linhas, conforme apresentado na figura 1.
[pic]
figura 1 – Representação da linguagem Ladder (escada).
Como dissemos anteriormente a linguagem Ladder utiliza símbolos. A tabela 1 nos mostra os principais símbolos de programação e o seu correspondente em um esquemaelétrico comum.
[pic]
Tabela 1 –  Principais símbolos da programação Ladder.
Para entendermos a estrutura da linguagem vamos adotar um exemplo bem simples: o acionamento de uma lâmpada L a partir de um botão liga-desliga B1. Na figura 2 temos o circuito elétrico, o programa Ladder e as ligações em um CLP de mercado.
[pic]
figura 2 – Acionamento de uma lâmpada L.
O botão B1, normalmente aberto,está ligado a entrada I0.0 e a lâmpada L está ligada à saída Q0.0. Ao acionarmos B1, I0.0 é acionado e a saída Q0.0 é energizada. Caso quiséssemos que a lâmpada L apagasse quando acionássemos B1 bastaria trocar o contato normal aberto por um contato normal fechado. Esta condição representa a função NOT. Veja na figura 3.
[pic]
figura 3 – Função lógica NOT.
Vemos na figura 4 um outro exemplopara acionarmos a lâmpada L. Neste caso é necessário acionarmos os botões B1 e B2 simultaneamente. Caso somente um dos botões seja acionado a lâmpada não acenderá. Esta é a função lógica AND.

[pic]
figura 4 – Função lógica AND.
A figura 5 ilustra um outro tipo de ligação. Neste caso a lâmpada L será ligada se pressionarmos o botão B1 ou B2. Esta é a função lógica OR.
[pic]
figura 5 – Funçãológica OR.
As funções lógicas básicas utilizadas na programação Ladder são: NOT, AND e OR. Outras funções poderão ser criadas a partir da combinação das três anteriores. A tabela 2 mostra um resumo das funções lógicas básicas.
[pic]
Tabela 2 – Funções lógicas básicas.
Os principais componentes para a montagem do “pront-o-board” onde serão realizados nossos experimentos são o processador Basic...
tracking img