Lacunas e problemas da area

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A área administrativa das empresas não está recebendo a devida atenção

Atualmente, percebo certo descaso das empresas – sejam pequenas, médias ou grandes – com relação a um setor vital: a áreaadministrativa. Muitos empresários ainda possuem uma visão distorcida quanto à necessidade de atenção especial a esta área tão importante e vulnerável das empresas; muitos continuam considerando osvalores empregados como uma mera despesa ou um mal necessário dentro da organização.

A área de vendas sempre foi o “primo rico”, recebendo todas as atenções, financeiras ou motivacionais, seguidapela área de Produção e afins. Em último lugar, se sobrar alguma coisa, pensam no Investimento em pessoal, treinamento, sistemas e equipamentos adequados para aquilo que considero o cérebro dequalquer empresa: o setor administrativo.

Já recebi o relato de um cliente que teve sérios problemas com um grande fornecedor. Este atrasou, várias vezes, o Faturamento de seus pedidos por problemasno setor administrativo, mais precisamente, na emissão de notas fiscais, por falta de pessoa qualificada para o procedimento. Investigando um pouco, descobriu que o setor de emissão de notas era"pilotado" por um estagiário. E não me refiro a uma pequena empresa, mas a uma multinacional.

Em pequenas e médias empresas, o problema é ainda maior. Muitas, no intuito de economizar, acabamdelegando várias funções importantes para uma única pessoa, sem assegurar um treinamento adequado mínimo; isso ocorre, por exemplo, nas áreas de recursos humanos, financeira e fiscal. Para uma pequenaempresa, sem dúvida que no início essa é a única maneira possível de organização e, na maioria dos casos, é o próprio empreendedor que acumula as funções. Isso se torna um problema maior quando aempresa começa a crescer e essa área continua sendo a última a receber atenção, e não na medida da sua importância. Tal displicência pode, por vezes, custar caro ao empresário, por conta de rompimentos de...
tracking img