Lactobacilos e bifidobactérias nas fezes de crianças escolares de dois estratos socioeconômicos: moradores em uma favela e alunos de uma escola particular

3873 palavras 16 páginas
ARTIGO ORIGINAL Lactobacilos e bifidobactérias nas fezes de crianças escolares de dois estratos socioeconômicos: moradores em uma favela e alunos de uma escola particular

Ricardo M. P. de MelloI; Mauro B. de MoraisII; Soraia TahanIII; Lígia C. F. L. MelliIV; Mirian S. do Carmo RodriguesIV; Carolina S. MelloV;Isabel C. A. ScaletskyVI
IBiomédico. Mestre, Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria, Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP.
IIProfessor associado, livre-docente e chefe, Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, UNIFESP, São Paulo, SP.
IIIMédica. Doutora, Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, UNIFESP, São Paulo, SP. Professora, Instituto de Pesquisa Unolab, Departamento de Ciências da Saúde, Centro Universitário Fundação e Instituto de Educação de Osasco (UNIFIEO), Osasco, SP. Professora, Instituto de Pesquisa Unolab, Departamento de Ciências da Saúde, UNIFIEO, Osasco, SP.
IVProfessora, Instituto de Pesquisa Unolab, Departamento de Ciências da Saúde, UNIFIEO, Osasco, SP.
VNutricionista. Mestre, Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria, Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica, Departamento de Pediatria, UNIFESP, São Paulo, SP.
VIProfessora adjunta, livre-docente, Disciplina de Microbiologia, Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, UNIFESP, São Paulo, SP.
Correspondência

RESUMO
OBJETIVO: Determinar o número de colônias de lactobacilos e bifidobactérias nas fezes de crianças escolares, pertencentes a dois estratos socioeconômicos.
MÉTODOS: Foram analisadas amostras de fezes de crianças com idade entre 6 e 10 anos sem sintomas gastrointestinais ou uso recente de antimicrobianos. O primeiro grupo foi constituído por 86 crianças, moradoras em uma favela localizada no município de Osasco (SP). O

Relacionados