Lactobacillus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Os lactobacilos são bactérias do gênero facultativas gram-positiva, que convertem lactose e outros açúcares simples em ácido láctico. Lactobacilos são geralmente benignos - e até necessários - ao corpo humano. A produção de ácido láctico faz com que o ambiente fique ácido, o que inibe o crescimento de outras bactérias nocivas. Algumas espécies de lactobacilos são usadasindustrialmente na produção de iogurte, chucrute, picles e outros alimentos fermentados.
O gênero Lactobacillus é filogeneticamente diverso, incluindo cerca de 80 espécies e sua divisão esta baseada em suas características fermentativas, sendo: obrigatoriamente homofermentativos, facultativamente heterofermentativos e obrigatoriamente heterofermentativos.

2. OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivoo estudo das bactérias do grupo Lactobacillus, onde são empregados na indústria, onde é utilizada na fabricação de produtos de derivados de leite e em produtos fermentados; na área medica, como sendo usada em tratamento de diarréias e alergias.
Esse trabalho também tem por finalidade mostrar que nem todas as bactérias causam danos a nossa saúde, pois nem são patogênicas e sim muitas delas sãoprobióticas e prebióticas.

3. JUSTIFICATIVA
Estudamos o grupo dos Lactobacillus a fim de saber onde podemos empregá-los na indústria alimentícia, e na área medica. Esse estudo é importante, pois estamos visando à importância do conhecimento do mesmo, para futuramente usarmos em trabalhos fora do meio acadêmico.

4. LACTOBACILLUS
Os Lactobacillus são bactérias de forma bacilarGram-positivas, sendo em geral microaerófilos ou anaeróbios estritos. Os Lactobacillus incluem conhecidas espécies patogênicas e outras particularmente úteis ao homem. As células são de pequeno tamanho (0,5 1,5 mm) quase sempre sem flagelos e incapazes de produzir endósporos. Os Lactobacillus são geralmente vistos em correntes e muitas vezes não são moveis, mas quando há mobilidade é devido à presença deflagelação perítrica.
A parede celular dos Lactobacillus, observada em microscópio eletrônico é tipicamente gram-positiva e contém peptidoglicano (mureina) de vários quimiotipos, e, portanto o peptidoglicano de tipo Lisina-D-Aspargina é mais amplamente distribuída nessas bactérias. Essas paredes também contem polissacarídeos ligados ao peptidoglicano por ligações fosfodiéster. Algumas espécies deLactobacillus apresentam acido teicoico.
As colônias de Lactobacillus em meio solido são pequenas (2-5 mm), convexas, lisas, com margens internas, opacas e sem pigmentos. Em alguns casos apresentam coloração amarelada ou avermelhada. Algumas espécies formam colônias rugosas, outras como Lactobacillus confusus, apresentam excepcionalmente colônias viscosas. Normalmente não apresentam atividadeproteolítica e lipolítica e podem ser julgados por halos claros formados em meios sólidos que contenham proteínas ou gorduras. Entretanto, muitas cepas têm atividade proteolítica ligeira devido a proteases e peptidases relacionadas à parede celular liberadas por esta, bem como a fraca ação lipolítica, devido às lípases intracelulares não reduzirem nitratos, mas essa reação pode ocorrer em alguns casos,quando o pH está acima de 6,0.
Os Lactobacillus não conseguem digerir a caseína, embora muitas cepas produzem pequenas quantidades de nitrogênio solúvel. Não produzem indol ou sulfeto de hidrogênio (H2S). Essas bactérias degradam todos os tipos de açúcares e outras moléculas orgânicas, daí resultando diferentes produtos finais consoante (ácido láctico, álcool etílico, dióxido de carbono, etc.).Essas espécies e são encontrados como microbiota da boca, trato digestivo vagina.
Lactobacillus têm peculiaridades em cada espécie com complexo de exigências nutricionais de aminoácidos, peptídeos derivados de ácidos nucléicos, vitaminas, sais, ácidos graxos ou ésteres de ácidos graxos e carboidratos fermentáveis. Exigem não só carboidratos como fonte de carbono e energia, mas também os ácidos...
tracking img