Lactobacillaceae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Família Lactobacillaceae
* Bastonetes Gram +, microaerofílicas, não esporuladas, a maioria são catalase negativa.
* Bactérias do ácido lático ou láticas.
* Metabolismo:Homofermentativas ou heterofermentativas
http://www.unicamp.br/fea/lsfm/cursos/ta918_1.html#lacto

Lactobacillus
A população microbiana de bactérias produtoras de ácido lático no intestino depende do tipo deanimal e do regime alimentar, consistindo de vários gêneros e espécies. 
Os seguintes gêneros estão na família Lactobacillaceae:
Lactobacillus (62 espécies), 
Leuconostoc (seis espécies), Pediococcus (oito espécies), 
Streptococcus (29 espécies) e 
Lactococcus (três espécies) (Cruywagen et al., 1996). 
Os lactobacilos são bactérias anaeróbicas facultativas, e podem utilizar amaioria dos carboidratos como fonte de energia; o principal produto final de fermentação é o ácido lático (Wu, 1987). O uso de lactobacilos tem-se dado, principalmente, na alimentação de monogástricos ebezerros jovens. 
A sua utilização baseia-se no fato de que estresse e doenças alteram o equilíbrio de microorganismos no trato intestinal e favorecem a proliferação de patógenos. Os Lactobaciloscriam um ambiente desfavorável aos patógenos, como Staphylococcus aureus, Salmonella sp. e Escherichia coli enteropatogênica. 
Várias teorias foram desenvolvidas para tentar explicar o processo,incluindo a redução do pH, por causa da produção de ácido lático e peróxido de hidrogênio; produção de bacteriocinas por lactobacilos e estreptococos; inibição da atividade de enterotoxinas; e adesão àparede do trato intestinal, evitando colonização por patógenos; Lactobacillus sp. pode também produzir amilase, auxiliando na digestão do alimento. 
Para que os lactobacilos sejam eficazes, algunscritérios devem ser atendidos: 
1) animal suplementado deve estar sob estresse – assim, animais mantidos em condições sanitárias muito boas têm menor probabilidade de responder à suplementação com...
tracking img