Laboritatio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Densidade do fio de nylon: 0,2340g/m

F 229 - André Assis
Experimento 3 - Cordas vibrantes

Resumo
(Descrever o problema, a motivação, o método empregado e os resultados obtidos. Deve ter umaestrutura independente do restante do trabalho)

O experimento em questão visa analisar os resultados obtidos através de dados coletados na corda vibrante do laboratório de ensino.
Dessa forma,visa-se estudar o comportamento da corda vibrante e ondas estacionárias. O método empregado foi utilizar como a corda, um fio de nylon de densidade 0,2340 g/m. Em uma de suas extremidades foi presa nalâmina da cigarra que oscila com frequência de 120 Hz. Já na outra extremidade o fio de nylon passa pela polia que por sua vez são afixados pesos de chumbo em um copo plástico (cujo peso éconsiderado desprezível).
Com isso, os valores obtidos são relacionados ao comprimento em que a corda forma ondas estacionárias (ressonância da corda), para tanto foi variada a tensão na corda (pelamodificação dos pesos), o seu comprimento e o número de ventres formados. Portanto, (escrever os resultados obtidos e os respectivos erros aqui).

Introdução
(Breve esboço histórico do problema. Mostrar arelevância para a comunidade, utilidade e, se possível, em relação a outras áreas)
A experiência realizada para o estudo das cordas vibrantes reflete uma pequena parte de um vasto campo de atuação paraprofissionais acerta do estudo da ondulatória.
Dentre algumas das utilidades destacam-se: os benefícios tecnológicos com o advento dos meios de comunicação (telefone, televisão), o uso dos raios-xno diagnóstico de doenças e fratutas aplicada à medicina, a reflexão (princípio de funionamento de espelho), a polarização (superfícies refletoras, como em vitrines de lojas), dispersão (prisma),interferência, reflexão de ondas (existência do eco, miragens, caleidoscópio, uso de óculos escuros na neve, radioastronomia), refração de ondas (cintilação das estrelas, arco-íris, posição aparente...
tracking img