LABORATÓRIO CTM

1410 palavras 6 páginas
RESUMO

No dia 15 de março de 2013 realizamos um experimento no Laboratório de CTM com o objetivo de medir o tempo gasto por uma esfera de aço no deslocamento dentro de um tubo de ensaio contendo Glicerina Bidestilada, no qual o experimento esta relacionado ao estudo do comportamento do fluído em relação ao movimento da esfera no viscosímetro de Stokes.

INTRODUÇÃO

Entretanto a viscosidade é definida como uma força volumétrica de atrito interno que aparece devido ao deslizamento de camadas fluídas umas sobre as outras, dando origem a tensões tangenciais. Nesta experiência, mediremos o coeficiente de viscosidade da glicerina através da observação do movimento de uma esfera através deste fluído.
O movimento de um corpo em um meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa, Fv, proporcional à velocidade, v, conhecida como lei de Stokes.
No caso de esferas em velocidades baixas, Fv = 6phrv, onde r o raio da esfera e h o coeficiente de viscosidade do meio. Se uma esfera de densidade maior que a de um líquido for solta na superfície do mesmo, no instante inicial a velocidade é zero, mas a força resultante acelera a esfera de forma que sua velocidade vai aumentando.
Pode-se verificar que a velocidade aumenta não-uniformemente com o tempo e atinge um valor limite, que ocorre quando a força resultante for nula.

μ = 1/18 × g × D2 × (φesf. – φfluido) / V Fórmula para calcular a viscosidade (µ). Figura 1. Forças que atuam numa esfera num meio viscoso.

OBJETIVOS

Com esta atividade experimental pretende-se determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido (Glicerina Bidestilada) a partir da velocidade terminal de um corpo em queda no seu interior, utilizando o viscosímetro de Stokes.

Metodologia
ITENS UTILIZADOS:
- Viscosímetro de Stokes EQ124 com escala graduada;
- 3 esferas de aço de diferentes diâmetros e massas;
- Cronômetro;
- Imã;
- Paquimêtro;
- Elemento selecionado para análise de suas propriedades de

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas