Laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]





LABORATÓRIO DE ACIONAMENTOS ELÉTRICOS







GUIA DAS AULAS PRÁTICAS






PROF. WALMIR DE ARAÚJO COSTA















UNIDADE I


ASSUNTO: - Introdução ao curso e apresentação do laboratório.

OBJETIVO: - Visão geral do curso;
- Conhecer nossos objetivos e nosso local de trabalho.

I.1 - INTRODUÇÃO

Aolongo de sua história, o homem tem procurado projetar e construir ferramentas que o auxiliem no trabalho de produzir os bens necessários para sua sobrevivência, e também os bens que aumentem gradativamente o conforto na vida de seus semelhantes, tarefa que foi muitas vezes obstruída pela sua própria limitação física. Porém sabemos que para suainteligência e criatividade não há limites e o homem passou a produzir tais ferramentas, que no início foram de utilização manual, e o auxiliam a cortar, apertar, desprender, levantar, aquecer ou transportar materiais, que com suas próprias mãos ele jamais conseguiria, ou se viesse a conseguir, o tempo empreendido em tais tarefas seria com certezadiversas vezes maior.
Vamos agora lembrarmo-nos do conceito da palavra "acionar".
Acionar algo, desprezando o sentido jurídico da palavra, significa colocar em movimento ou em funcionamento. Portanto, quando citamos que as primeiras ferramentas eram de utilização manual, poderíamos ter dito que eram de "acionamento" manual.
Porém por motivos óbvios,apresentava-se para o homem o desafio de aumentar a potência de suas ferramentas, ou seja, fazer com que elas realizassem um trabalho maior em menor espaço de tempo. E aí, ele novamente esbarrou em suas limitações físicas, uma vez que tais ferramentas eram acionadas pela suas próprias mãos ele não teria como aumentar muito sua produtividade.Daí, restou aos homens projetar ferramentas que fossem motorizadas, ou seja, acionadas por motores que utilizassem outras formas de energia para acioná-los, que não fosse a força de seus braços. E essas ferramentas passaram a ser chamadas de "Máquinas".
Entende-se por motor o equipamento que transforma alguma outra forma de energia, em energiamecânica, no seu eixo de saída.
E assim, foram e são inventadas as mais diversas máquinas para distintas utilizações, tais como centrífugas, pontes rolantes, correias transportadoras, guindastes, elevadores, escadas rolantes, automóveis, tornos mecânicos, fresas, máquina de costura, máquina de tricotar, moinhos, empilhadeiras, recuperadoras, ventiladores,exaustores, bombas hidráulicas, lixadeiras, eletrodomésticos, vibradores, britadores, turbinas, teleféricos, cortadores, marteletes, condicionadores de ar, geladeiras, filmadoras, projetores, brinquedos e diversões, compressores, prensas, etc e etc.
As máquinas citadas são acionadas por motores alimentados por diferentes formas de energia, a saber: osmotores a vapor (ex.: locomotivas ), motores a combustão ( ex.: veículos automotivos), motores eólicos ( ex.: moinhos ), motores hidráulicos (ex.: turbinas) e os motores elétricos, que devido a sua economia, robustez, alto rendimento, durabilidade, pouca manutenção, pequenas dimensões, higiene e dentre outras vantagens, também não poluir, é o preferido paraquase a totalidade das aplicações.
É em aprender a trabalhar com esse motor, o elétrico, e em particular o de indução trifásico, cujas vantagens sobressaem aos demais motores elétricos, que reside o objetivo do curso de Acionamentos Elétricos I, que agora iniciamos.
Nas aulas teóricas, aprenderemos suas características e como especificar esse...
tracking img