Laboratorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE DE CUSTOS

1. Sistemas de Custos

Terminologia aplicada à Contabilidade de Custos:

Gasto – é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pelaentrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex.: Gastos com mercadorias, gastos com pessoal etc.

Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros.Os ativos são estocados na empresa e têm maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex.: Máquinas, ações de empresas etc.

Custo – é o gasto efetuado em um bem ou serviço que éutilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex.: Matéria-prima de um produto, energia elétrica na produção de bens e serviços etc.

Despesa – são bens ou serviçosconsumidos para se auferir receitas. O dinheiro (ativo) é consumido ao se pagar os salários dos empregados. Ex.: comissões sobre vendas, despesas financeiras etc.

Desembolso – é o pagamento efetuado ao seadquirir um bem ou serviço.

Perda – é o bem ou serviço que se consome de modo involuntário e anormal.

Observações:

         As despesas reduzem o patrimônio líquido da entidade;
        O custo de um produto vendido representado pelo seu valor de compra ou valor de produção não é uma despesa, e sim, um custo de vendas ou custo de produção. O custo se refere ao gasto na compra ou naprodução;
         Todas as despesas são gastos. Porém, nem todos os gastos incorridos pela empresa são despesas. Um terreno comprado, por exemplo, é gasto mas não é despesa;
         Odesembolso pode ser antes, durante ou após a compra do bem ou serviço;
         A perda não pode ser confundida com despesa ou custo para a empresa. Ela não é previsível. Ex.: perdas por incêndios,deterioração de produtos perecíveis etc.

Terminologia em entidades não-industriais:

O custo em empresas não produtoras representa, muitas vezes, o preço de aquisição de um bem ou produto destinado à...
tracking img