Laboratorio de solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Geologia

Laboratório de analises de solos

PRESIDENTE PRUDENTE

2011

[pic]

Sumario

INTRODUÇÃO................................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO...................................................................................................5

CONSIDERAÇÕESFINAIS...........................................................................................6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................7

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos assuntos tais como tipos de solo, rochas, voçorocamento, deposito Tecnogênico e o relevo de Presidente Prudente.

DESENVOLVIMENTO

Conceito de solos

A classificação de solosé instrumento importante para nortear a expansão da fronteira agrícola, direcionar investimentos na agricultura, e servir a órgãos nacionais e internacionais de financiamento da produção e às instituições de ensino, pesquisa, extensão e reforma agrária, o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos é estruturado em seis níveis categóricos definidos com base em características e propriedadesrelacionadas com o uso e manejo dos solos, A classificação de um solo é obtida a partir de dados morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos, classificação de solos extrapola a exclusividade da atividade de levantamento e pode ser utilizada em outras áreas de pesquisa e também para referenciar a amostragem de solos, rochas, sedimentos, plantas, material genético e outros, Também serve paracorrelações e registros em bancos de dados, associados ao georreferenciamento e distribuição espacial de fenômenos geográficos relacionados com o solo e o uso da terra.

Tipos de solos:

Solo Argiloso

Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de soloé bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.

Solo Arenoso

Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água. Este tipo de solos geralmente é composto por areia possui cerca de 70% de areia em relação aototal de particulas sólidas. Apresenta poros grandes(macroporos) entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com relativa facilidade.Por isso nos solos arenosos em geral o escoamento de água através dos poros costumam ser rápido e secam rápido após as chuvas.Nesse escoamento,a água pode levar consideravelmente sais minerais,contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes.Solo Humoso

Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Solo Calcário

É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo desolo é muito comum em regiões de deserto.

Horizontes

Os horizontes de solo demonstram a crescente influência do clima e dos fatores bióticos com o aumento da profundidade. Crítico para a formação do solo é o movimento dos elementos minerais para cima e para baixo através do perfil do solo. Porém, antes de considerar este processo em detalhe, examinaremos a modificação inicial da rochamatriz e como ela influencia as características do solo.

Terra Roxa

Terra roxa é um tipo de solo roxo muito fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. Essas rochas basálticas eram pertencentes à Formação Serra Geral e se originaram do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou, causado pela separação do antigo supercontinente...
tracking img