Laboratorio de fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO FÍSICA EXPERIMENTAL
TURMA A03-2
CÓDIGO DA MATERIA MAF 2201

Aluno(a): Lucas Franklin de Almeida Moreira

Professor(a): Jeovanini

RELATORIO DAS AULAS 5 E 6

Goiânia
2010

Introdução

Este Relatório contém experiências realizadas em sala de aula com três instrumentos de medidas: a régua, opaquímetro e o micrômetro, com o intuito de se encontrar o diâmetro, o raio e o volume de uma esfera de aço específica.

Objetivo Teórico

Os experimentos têm como objetivos o aprendizado de se medir as grandezas corretamente, como se usa os três instrumentos citados e para a formulação matemática adequada para os erros facilmente cometidos.

Medidas Física

• Procedimento Experimental:o 1º Passo: Utilização da Régua:

[pic]

O primeiro passo tomado em nossas experiências, foi à utilização da régua, para encontrarmos o primeiro diâmetro. Para utilizar a régua devidamente, primeiramente marca-se um ponto fixo (por exemplo: 20 cm), para que saibamos corretamente o valor da medida na qual estamos à procura. Com isso podemos determinar o valor do diâmetro da esfera deaço, posicionando-a em um valor específico e visualizando onde exatamente encontra-se a outra ponta da esfera. De acordo com a esfera de aço na qual utilizamos no experimento, o valor do diâmetro encontrado através da régua foi de 27 mm.

• 2º Passo: Utilização do Paquímetro:

[pic]

Como a régua não é totalmente precisa, precisamos então de um outro instrumento de medida para nosconfirmar aquele valor. Com isso entramos no segundo passo, que é a utilização do paquímetro. Mesmo sendo um instrumento mais confiável que a régua, os dois são muito parecidos na medição do diâmetro. Para utilizá-lo corretamente, deve-se posicionar a esfera de aço entre os dois bicos,
fazendo com que cada lado do bico esteja tocando de levemente na esfera (apertar muito a esfera faz com que o valor dodiâmetro fique errado), caso não estejam corretamente posicionados, movimentar o cursor para que fiquem. Com a esfera corretamente posicionada, visualiza-se no vernier em milímetros onde exatamente ficou o diâmetro da esfera. Para saber onde é corretamente, precisa visualizar qual foi o primeiro ponto do vernier que alinhou devidamente com a régua ali presente. Com isso, visualiza-se da extremidadedo bico até esse ponto. De acordo com a esfera de aço na qual utilizamos no experimento, o valor do diâmetro encontrado através do paquímetro foi de 27 mm. O Paquímetro também pode ser utilizado para medir o diâmetro pelo lado interno de objetos e também medir profundidade, mas não serão utilizados nesse experimento.

• 3º Passo: Utilização do micrômetro:

[pic]

A partir daquiutilizaremos agora uma terceira opção para a medição do diâmetro. Mais confiável que os dois anteriores, o micrômetro é um instrumento de medida altamente preciso. Para manuseá-lo corretamente devemos primeiramente abrir espaço nas esperas através da catraca, movimentando-a até que aja espaço suficiente. Após isso, prender a esfera de aço nas esperas sem apertar muito (apertar muito a esfera faz com que ovalor do diâmetro fique errado). Com isso feito, visualiza-se na escala retilínea quantos centímetros está marcando, e se no tambor a marca zero está batendo na linha central da escala. Caso isso não ocorra, deverá observar em quantos milímetros do tambor está batendo com a linha central da escala, caso fique entre dois números, voltar-se para o mais baixo. De acordo com a esfera de aço na qualutilizamos no experimento, o valor do diâmetro encontrado através do micrômetro foi de 27,44 mm, não batendo com o que os demais instrumentos marcaram.

• Tratamento de dados:

Nesta parte do Relatório nos propusemos a calcular o raio e sua variação e o volume e sua variação, através das medidas obtidas através dos experimentos anteriores. Mede-se a variação de cada um porque nenhum dos...
tracking img