Labio leporino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÁBIO LEPORINO.
O lábio leporino é uma abertura na região do lábio ou palato do recém-nascido ocasionado pelo não fechamento destas estruturas na fase embrionária, entre a 4ª e a 12ª semana de gestação.
As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou úvula bífida até formas mais graves como as fissuras completas de lábio e palato. Asfissuras podem deixar o canal oral em contato com o nasal.
As principais causas para o surgimento dessa anomalia é o uso de álcool ou cigarros, a realização de raios X na região abdominal, a ingestão de medicamentos, como anticonvulsivantes ou corticoides, durante o primeiro trimestre gestacional, deficiência nutricional, além da hereditariedade.
Com a alteração da anatomia da face, há maiorrisco das crianças aspirarem o alimento provocando infecções como otites e pneumonias. As otites podem causar prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem. As anemias também são frequentes nas fissuras labiopalatais normalmente solucionáveis com uma dieta balanceada.
O aleitamento materno é indicado para evitar infecções, combater a anemia e fortalecer a musculatura da face e boca.Consequentemente, o ato de sucção faz com que haja aumento no vínculo entre mãe e bebê, mas dependendo do caso pode ser que a criança precise de um complemento alimentar.
A presença desse tipo de alteração congênita causa enorme choque nos pais que, geralmente, esperavam uma criança perfeita. Mesmo naqueles que descobrem a anomalia no pré-natal pelo ultrassom o impacto é grande. A fissura labial é aparente,já que se localiza no rosto, área de grande importância estética.
TRATAMENTO
Sem o devido tratamento, as fissuras podem provocar sequelas graves, como a perda da audição, problemas de fala e déficit nutricional, além do sofrimento com o preconceito. É possível a total reabilitação do paciente com fissura labiopalatal. Quanto mais cedo à intervenção, melhor. O tratamento é longo, tendo iníciodesde o nascimento até a fase adulta, passando por várias cirurgias corretivas e estéticas.
Uma equipe multidisciplinar deve estar envolvida nessa reabilitação. A troca de informações entre os profissionais é fundamental para o tratamento da criança, pois um fator interfere diretamente no outro, no que diz respeito aos dentes, à fala, à face, às funções alimentares e ao desenvolvimentopsicossocial.
Quando uma criança nasce com esta condição, existem duas opções. Alguns fazem a operação da fissura labial logo após o parto e outros, após três meses. Basicamente o que irá determinar quando a primeira cirurgia será feita é a condição de saúde da criança que deverá ganhar peso através de nutrição adequada, tendo a amamentação um importante papel na recuperação desta criança.
A amamentaçãoé recomendada o mais rápido possível de acordo com as condições clínicas, pois a fissura em si não impede o aleitamento materno. É importante manter o bebê bem elevado para diminuir o risco de escape nasal. O apoio da região da fissura na mama pode favorecer o desempenho do bebê na amamentação. Após a cirurgia, a recuperação é rápida, os bebês ficam internados em média de três a cinco dias. Já acirurgia para correção da fenda palatina é mais demorada. O recomendado é que ela seja feita após o primeiro ano de idade, para não comprometer o desenvolvimento maxilar. Geralmente é necessária mais de uma cirurgia até que a correção esteja feita.
O atendimento precoce com orientação prévia à cirurgia traz muitos benefícios para o bebê e à família. Cuidados quanto aos hábitos orais e à formade alimentar antes e depois da cirurgia são importantes para um bom resultado.

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
Mobilidade física prejudicada relacionada à força muscular diminuída.
Risco para aspiração relacionada à sucção prejudicada
Nutrição desequilibrada relacionada à incapacidade de sugar secundaria ao lábio leporino
Risco para comunicação verbal prejudicada relacionada ao desenvolvimento...
tracking img