Lab de quimica ufjf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 06

PREPARAÇÃO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
No nosso cotidiano vários dos produtos comercializados em supermercados e farmácias são soluções. Por exemplo, a água sanitária utilizada para limpezas em geral é uma solução de hipoclorito de sódio. Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Nesta o componente que existir em menor quantidade é chamada de soluto. Qualquersubstância que forme um sistema homogêneo com a água, esta será sempre considerada como solvente, mesmo que esteja em menor quantidade. No preparo de soluções a vidraria utilizada é o balão volumétrico, este possui um traço de aferição situado no gargalo, que determina o limite da capacidade do mesmo. Quando o solvente atingir o traço de aferição, observa-se a formação de um menisco. LEITURA DO MENISCOPara soluções translúcidas a leitura sempre se faz na parte inferior do menisco, enquanto para soluções não translúcidas a leitura se faz na parte superior do menisco.

• O preparo de soluções deve seguir a seguinte ordem: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Pesar ou medir o soluto; Dissolver o soluto, em um béquer, usando pequena quantidade do solvente; Transferir quantitativamente para um balão volumétrico;Completar o volume com o solvente; Homogeneizar a solução; Padronizar a solução preparada, quando necessário. Guardar as soluções em recipientes adequados e rotulados.

As soluções podem apresentar caráter ácido, neutro ou básico. Um modo simples de saber ou comprovar estas propriedades químicas é através de indicadores ou papel indicador universal de pH. Existem vários indicadores ácido-base,porém trabalharemos apenas com o papel de tornassol, o papel indicador universal e solução de fenolftaleína. O papel de tornassol azul fica vermelho em meio ácido e o papel de tornassol vermelho fica azul em meio básico. A solução de fenolftaleína permanece incolor em meio ácido e fica rosa em solução básica. As diversas soluções preparadas são padronizadas em função de suas concentrações molares,representadas por mol/L. Uma solução cuja concentração é exatamente conhecida é chamada de solução padrão. A padronização de uma determinada solução pode ser efetuada através da volumetria que utiliza a prática da titulação em suas medidas.

PARTE PRÁTICA Objetivo: Preparação de soluções e determinação qualitativa do pH Materiais e Reagentes: Balança, béquer de 100 mL, bastão de vidro, balãovolumétrico de de 50 mL e de 100 mL, vidro de relógio, espátula de porcelana, tubos de ensaio, pipeta comum de 10 mL, pipeta volumétrica de 25 mL, papel indicador de pH (0-14), papel de tornassol azul, papel de tornassol vermelho, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, fenolftaleína (solução alcoólica 1% p/v). Procedimento: Preparação de 100 mL de solução de NaOH 0,1 mol/L: a) Calcule a massa de NaOHnecessária para preparação da solução. b) Pese, em um béquer de 100ml, o NaOH. c) Adicione 20 mL de água destilada ao béquer contendo o NaOH e dissolva-o com o auxílio de um bastão de vidro. d) Transfira esta solução para um balão volumétrico de 100 mL “quantitativamente”. e) Efetue pelo menos 3 lavagens do béquer e do bastão com, no máximo, 20mL de água destilada cada lavagem, transferindo semprepara o balão volumétrico. f) Complete o volume do balão com água destilada até o traço de aferição. g) Agite o balão para homogeneizar a solução. h) Guarde a solução, já rotulada, para uso posterior. Preparação de 100 mL de solução de HCl 0,1mol/L: a) Calcule o volume de HClconc. necessário para preparação da solução. b) Com o auxílio de uma pipeta de volume apropriado, meça o volume calculado etransfira-o para um balão volumétrico de 100 mL já contendo um pouco de água. c) Adicione, aos poucos, água destilada até completar o volume, ou seja, até o traço de aferição. d) Agite o balão para homogeneizar a solução. e) Guarde a solução, já rotulada, para uso posterior. OBS: NUNCA ADICIONE ÁGUA SOBRE O ÁCIDO!!!

Determinação qualitativa do pH: a) Em um tubo de ensaio, adicione cerca de 5...
tracking img