Laader

946 palavras 4 páginas
TRABALHO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Jundiaí, 2013
INTEGRANTES DO GRUPO

Marcelo Henrique Caetano RA 44148
Nilton Bagne RA 49367
Gilberto Cazarim RA 43850
Ricardo Losqui RA 48979
Katiele Lindo RA 41639

1- CLP (Controlador Lógico Programável)

O CLP ou PLC em inglês (Programable Logic Control) é um computador especializado, baseado em um microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S).

Um CLP é o controlador indicado para lidar com sistemas caracterizados por eventos discretos , ou seja, com processos em que as variáveis assumem valores zero ou um. Podem ainda lidar com variáveis analógicas definidas por intervalos de valores de corrente ou tensão elétrica.

Utilização:
Fácil e rápida programação ou reprogramação .
Agilidade nas operações em ambiente industrial.
Hardware ocupando espaço reduzido e baixo consumo de energia.
Monitoração do estado e operação (computadores).
Custo de compra e instalação competitivo.
Automação da manufatura, de processos contínuos, elétrica, predial, entre outras.

1. Histórico

O CLP nasceu dentro da General Motors, em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controle dos painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro.

2. Principio de Funcionamento

Os sinais de entrada e saída dos CLPs podem ser digitais ou analógicos. As entradas analógicas utilizam os módulos conversores A/D. O CLP funciona de forma seqüencial, fazendo um

Relacionados