La rioja e pais basco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
La Rioja

La Rioja é um estado que, na ordem constitucional da Espanha, tem autonomia legislativa e competências executivas, administradas por representantes próprios, é uma comunidade autônoma, composta por apenas uma província localizada no norte da Península Ibérica.

Não possui Conselho Municipal (um governo de municípios, por ser uma única província) e é organizado em 174 municípios. Faz fronteira com o País Basco ao Norte (Província de Álava).

Castilla y León no oeste e sul (província de Burgos, Soria).

Navarra, no nordeste

Aragão ao sudeste. 
 

HISTÓRIA

Foi terra de tribos pré-romanas, depois reconquistada pelos muçulmanos fazendo parte do Reino de Pamplona-Nájera, do Reino de Viguera e do Reino de Navarra, depois foi incorporada ao Reino de Castela.

LaRioja permaneceu dividida entre as administrações municipais das provincias de Burgos e Soria até 1833. Quando se criou a província de Logroño, em 1980 a província passou a se chamar La Rioja,é uma região com identidade histórica.

IDIOMA

O idioma oficial é o castelhano.

BANDEIRA

A bandeira foi aprovada pela antiga província de logronho em 1979 e aparece no Estatuto de autonomia de1982, segundo o qual a bandeira está formada por quatro faixas horizontais e de igual tamanho, de cores vermelha, branca, verde e amarelo. Além do escudo, figura no centro da bandeira

POPULAÇÃO

Conta, segundo dados do INE de 2010, com uma população de 322.415 habitantes e,com uma densidade populacional de 63,76 habitantes por km²

É a Comunidade autónoma com menor população da Espanha. Suacapital, Logronho, com 152.650 habitantes, é a cidade mais povoada.

CULINÁRIA

Simplicidade e qualidade são características presentes na cozinha, sua gastronomia, além dos excelentes vinhos produzidos, serve-se do que as regiões vizinhas ofereciam.

A tradição popular agrária incorpora na cozinha produtos da terra como hortaliças e legumes:as pimentas, alho, cebola, alcachofras, espargos,alface, espinafre.

Pais Basco

Pais Basco ou Euskal Herria, fica localizada no norte da Espanha e no sudoeste da frança, ela é cortada pela cadeia montanhosa dos Pireneús e banhada pelo Golfo de Biscaia.

   Ele compreende as comunidades autônomas do Pais Basco e Navarra, na Espanha, e o Iparralde, na França
.
   O Pais Basco nao tem capital pois ele é dividido em 3 províncias: Álava,Biscaia e Guipúscoa, cada uma dessas províncias tem suas próprias capitais, que são respectivamente Vitória, Bilbao e Sao Sebastião.

 HISTÓRIA

Sua história é uma história de lutas pela independência: contra os romanos (século I a. C.), contra os godos, visigodos, francos e normandos (século VI), contra os mouros (entre os séculos VIII e XI), contra os domínios espanhol e francês (desde aexpansão maritima comercial européia), contra o franquismo ( 1939-1975), contra o governo republicano após a redemocratização e que esse povo entrou no ano 2000 sem conhecer sua autonomia.


 O povo Basco é considerado o povo mais antigo do continente europeu. Seus ancestrais viviam na região, que ainda hoje é ocupada por eles, desde 8.000 a.C., se mantendo com uma etnia a parte.


   Mesmoquando a Espanha foi invadida por romanos, mouros e visigodos,os bascos se mantiveram resistentes em relação à imposição dos costumes, idiomas e tradições, sempre lutando pela sua total independência econômica, política, social e territorial.


  Durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39) a maioria da população basca apoiou os republicanos, aliados naquele momento aos socialistas e anarquistas,provocando violentas represálias por parte dos fascistas, sendo que o episódio mais conhecido foi o bombardeio da cidade basca de Guernica no dia 26 de abril de 1937.A ditadura fascista do general Franco reprimiu com grande violência todos os movimentos nacionalistas.

Em 1975 terminou a ditadura franquista e iniciou-se o processo de redemocratização. Houve a formação do Reino Basco de Navarra,...
tracking img