“La Planete des Esprits” de Philippe Quéau e os Paradigmas de Manuel Castells

2041 palavras 9 páginas
“La Planete des Esprits” de Philippe Quéau e os Paradigmas de Manuel Castells

Segundo o autor de “La Planete des Esprits”, Philippe Quéau, temos de um lado a virtualidade e do outro a mundialização. Para Quéau, o que é novo, não é a abstração desses dois lados em si, mas sim o poder que ela exerce, a dimensão que ela acabou tomando mundialmente.
Manuel Castells afirma, em “A Sociedade em Rede”, que as redes constituem a nova morfologia de nossas sociedades e a difusão da lógica das redes modifica de forma substancial a operação e os resultados dos processos produtivos e de experiência, poder e cultura. Sendo assim, a sociedade em rede representa uma transformação qualitativa da experiência humana”.
O primeiro lado, segundo Philippe Quéau, a virtualidade, aliando-se ao mundo real, se tornou uma forma muito eficiente de abstração, onde opostos, nomes e números, imagens e modelos, presenças e representações se fundem e se confundem, misturando o que é visível com o que é inteligível, da mesma forma que imagem e linguagem, justapondo assim aquilo que é real com aquilo que é virtual.
O segundo lado, a mundialização, expande abstrações de interesse econômico social tendo como consequências ações reais, já que na politica vigente não se tem um conteúdo, interesse geral, bem comum particularmente concretos, sendo assim, são difíceis de se caracterizar e respeitar.
Porém, ambos os lados, se unem, se apoiam mutuamente, ao ponto de se confundir as duas formas de abstração, podendo assim gerar uma confusão perigosa, como por exemplo política, já que favorece as reações neoliberalistas de maneira impune, desregulada, desestatizante e privatizante, segundo Philippe Quéau.
Como mudou a relação do poder com a sociedade graças à internet? Segundo Castells, referindo-se ao estado, que é apenas umas das formas de poder, os estados têm medo da internet, diretamente, porque perderam o controle da comunicação e da informação que são passadas para as pessoas. Por outro

Relacionados