La Belle Verte e a desconexão dos paradigmas

1756 palavras 8 páginas
La Belle Verte1 e a desconexão dos paradigmas
Téo Fronzi Rodrigues2

Geração após geração caímos de paraquedas em meio a longos processos de transformações sociais, que de forma direta e sutil vem nos apresentando a vida e nos ensinando a relacionar-se com ela. Nossas formas de olhar para o mundo, nossos gostos, nossos sonhos, nossos pensamentos, todos eles manifestam-se através de um conjunto de lentes paradigmáticas que nos foram herdadas sem que tivéssemos muita escolha. Coline Serreau, diretora e atriz em La Belle Verte (1996), dialoga de forma humorada com o espectador, expondo peculiaridades do mundo pós-industrial3 e seus paradigmas através do olhar de uma visitante de outro planeta, dito mais evoluído.
A trama começa sobrevoando em silêncio o planeta da protagonista Mila. Um ambiente verde, sem edificações, sem cidades demarcadas, em que seus habitantes se encontram anualmente para uma grande reunião do planeta. Compartilham nessas reuniões seus recursos, oferecem serviços, trocam conhecimentos e tomam decisões. Com ampla capacidade de telepatia, transcendem os discursos democráticos, organizando seus assuntos por consenso4, com agilidade e simplicidade.
A crítica sobre esfera política se apresenta logo de início, expondo diferenças fundamentais no funcionamento do sistema democrático e do sistema consensual. A decisão por consenso é um método de solução de problemas e tomada de decisão em grupo baseado em valores como a cooperação, a confiança, a honestidade, a criatividade, a igualdade e o respeito; no qual todas as pessoas envolvidas discutem ativamente as questões implicadas na decisão. Desta forma, o grupo agrega o conhecimento e a experiência de todos os seus membros e qualquer decisão final deve ser apoiada por todos os componentes da equipe. As ideias e sentimentos de todos os integrantes são incorporados na decisão coletiva, permitindo assim a diversas pessoas trabalharem juntas no problema comum, ao invés de produzir um impasse do tipo “Nós

Relacionados

  • deslocamentos
    229353 palavras | 918 páginas