La amistad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho apresentado ao Professor Ernesto dos Santos da disciplina

Fundamentos históricos do Direito, do primeiro período, turno Noturno, do curso de Direito.

INTRODUÇÃO
O filme é baseado em fatos verídico relatando o aprisionamento de um navio de nome La Amistad não se limita apenas a mostrar a realidade abolicionista, o filme mostra como a atuação de advogados influiu na transformaçãodas instituições. Frente a uma perspectiva de luta que estabelece a partir de um conceito fundamental para a cidadania: o direito à liberdade. O texto a seguir irá nos mostrar as transações comerciais que envolvia o tráfico negreiro, o transporte sob condições desumanas, a luta dos abolicionistas pelo fim do tráfico bem como o fim da escravidão. E através dessas cenas podemos notar claramente comofuncionava o comércio de escravos naquela época, e as ligações e interesses dos países e como era lucrativo esse ramo e ainda vermos como tudo isso pesa na nossa história.

3

LA AMISTAD
De início a fim o filme nos mostra a luta de um grupo de negros em busca da liberdade que fora roubada pelos traficantes espanhóis de escravos. E o resultado do julgamento pesa na reeleição do presidente,pois os sulistas eram escravocratas e a não condenação seria a perca da presidência de Martin Van Buren. DIREITO ROMANO - O direito tem quer ser igual e justo para todos, mas nem todos pensavam da mesma forma quando se tratava de escravos e altíssimos lucros com o trabalho escravo, assim como os Romanos, os sulistas se consideravam superiores diante os negros. Sabemos que o Direito Romano trouxeimportantes contribuições para o ordenamento jurídico brasileiro atual. O estudo das leis romanas é considerado indispensável à correta compreensão dos sistemas jurídicos de hoje. Para os romanos, o Direito deveria ser a arte do bom e do justo. Ao mesmo tempo a sociedade romana era escravagista, sendo que para eles escravos eram considerados "coisas" ou "rés".

Aos 25 minutos de filme, inicia-seentão o julgamento dos escravos que começa como uma ação criminal e passa pela definição da posse daquelas “mercadorias” com a coroa espanhola, traficantes de escravos, os oficiais que apreenderam o Amistad, e um jovem advogado junto com um negro livre que assumiram a luta em defesa dos negros. PROPRIEDADE - Como o que ocorre no filme é um caso de assassinato, o advogado mais certo para resolver aquestão seria o criminalista. Mas não foi o ocorreu no caso do filme, o advogado Roger Baldwin que luta pelos direitos dos negros é especializado em direito de propriedades. Como já citado, os escravos eram tratados como 'coisas' e se encaixavam no âmbito dos direitos reais. O próprio Baldwin chega a afirmar após a audiência inicial da corte que o caso era de direito de propriedade e não criminal.Para melhor compreensão do caso, torna-se relevante citar o artigo 9º do Tratado existente entre os dois países, ratificado em 1821, que assim dispunha, em tradução livre: 4

"Todos os navios e mercadorias, de qualquer natureza, que sejam resgatados das mãos de piratas e ladrões, em alto mar, devem ser levados para qualquer porto de um dos países participantes do tratado, e lá devem permanecersob custódia pelas autoridades portuárias, para que sejam devolvidos para seus verdadeiros proprietários, assim que houver comprovação suficiente relativa à sua propriedade".

Após os abolicionistas começarem a convencer o juiz de que a liberdade é de direito dos réus, o atual presidente então resolve comprar um juiz de inicio de Carreira para que os escravos não fossem absolvidos (0h: 58m).DIREITO ADMINISTRATIVO - é um ramo autônomo do direito público interno que se concentra no estudo do núcleo da Administração Pública e da atividade de seus integrantes. Tal disciplina tem por objeto os órgãos, entidades, agentes e atividades públicos, e a sua meta é a sistematização dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse público que nesse caso foi interesse particular do atual...
tracking img