Lúdico na educação infantil: o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO


Sabemos que o lúdico pode ser um instrumento indispensável no desenvolvimento integral da criança, facilitador da aprendizagem na sala de aula. Sendo assim, na educação infantil, as atividades lúdicas são necessárias para que a criança possa aprender brincando, desenvolvendo suacoordenação motora em todos os aspectos, tornando a aula mais prazerosa. Nessa perspectiva, os jogos e brincadeiras, nas suas diversas formas, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, são essenciais para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral.Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
Partindo disso, esse trabalho de pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel dos jogos e brincadeiras como estratégia lúdica no desenvolvimento integral dacriança na Educação Infantil, além de refletir acerca do lúdico como um instrumento indispensável facilitador da aprendizagem e identificar os jogos e brincadeiras como importantes recursos que possibilitam a produção do conhecimento, da aprendizagem, do desenvolvimento psicomotor e do desenvolvimento de habilidades do pensamento.
Acreditamos que essa pesquisa será de grande importancia, tendo emvista que os profissionais que atuam na Educação Infantil precisam estar cientes do importante papel que os jogos e brincadeiras possuem no desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança em seus primeiros anos de vida. Pretende-se assim contribuir para essa área buscando demonstrar que o aprendizado não ocorre somente com os materiais didáticos e que sem dúvida os jogos e asbrincadeiras são recursos que propiciam um ensinar de forma correta, simples e prazerosa.
O desejo de pesquisarmos acerca do lúdico na educação infantil se deu a partir de observações e práticas realizadas na docência nessa área, e também, a partir de leituras e estudos realizados no decorrer do curso de pedagogia sobre a importância característica que o lúdico possui no processo de ensino e aprendizagem.Sendo assim, pretendemos questionar e entender qual o papel dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança na educação infantil, tendo como hipótese a ideia de que é através dos jogos e brincadeiras, que a criança encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera dealegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, o jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano da criança não só na Educação Infantil, mas em todo seu cotidiano escolar.



























METODOLOGIA


A metodologia é a explicação detalhada de toda ação desenvolvida no método do trabalho de pesquisa. Sendoassim, achamos necessário, primeiramente, evidenciar o conceito de Pesquisa Cientifica, e em seguida falar um pouco da forma de abordagem, dos procedimentos técnicos e instrumentos de coleta de dados que iremos utilizar na elaboração deste trabalho.
Nesse aspecto, a elaboração de um trabalho científico exige do pesquisador um trabalho intenso, tendo em vista a busca de uma ou mais respostas aoproblema proposto. Essa busca denomina-se pesquisa. Segundo Lakatos & Marconi (2001, p. 43)

“A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para se descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para...
tracking img