Lógica de programação básica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Muitas pessoas, principalmente os que estão começando a estudar, acham que lógica da programação é muito difícil.
Realmente tudo no começo é difícil, porém se nos concentrarmos e quisermos aprenderpoderemos sim programar do jeito que quisermos,
e nisso, eu estou trazendo algumas explicações sobre os comandos básicos do Pascal - lembrando que o programa que eu uso é o pascal zim .
Primeiro asvariavéis.
Bom antes de tudo para criarmos um programa devemos colocar as variavéis, tal como o proprio nome diz variam, então vamos colocar uma letra ou uma letra e um número 'simbólico' e depoisdessa variavél iremos colocar dois pontos e que tipo de variavel é esta. Aqui segue a tabela de tipos de variavéis sem esquecer que antes da variavél colocamos 'var' e o local da variavél será fora dobegin depois de Program Nome_do_programa; :

string: palavra;
char: caractere:
boolean: lógica:
real: números reais;
integer: números inteiros.

Ex:
Program Nome_do_programa;
var x, y:real;

Iremos continuar com Write e Writeln, pra que são usados? É simples, Write (ou write, tanto faz) é o comando usado para que o próprio programa que irá ser feito transmita uma mensagem a aquelapessoa que está utilizando o programa, ou seja, é como se fosse a "fala" do programa para o usuário, para o peopleware.

Ex: Write ('Seja bem vindo!'); <- Irá aparecer na tela do programa a fraseSeja bem-vindo!

Mas e o Writeln? A única diferença do write pro writeln é que no write o cursor vai aparecer na mesma linha, enquanto que no writeln o cursor vai pular a última linha, e, iráaparecer na próxima linha.

Agora falaremos do read : Vamos supor que você vai fazer um programa que irá calcular a média de sua nota semestral, como você vai fazer? É claro que primeiro você vaiprogramar para o programa transmitir a mensagem do que irá ser feito, então:

Begin
Write ('Digite um número');
End.
Mas e agora, como que o programa saberá sobre o número? é para isso que o read...
tracking img