Líquido amniótico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Líquido Amniótico (LA),é um importante componente intrauterino, que apresenta inúmeras funções,e é o principal componente da avaliação da vitalidade fetal. Neste trabalho, após umabreve pesquisa bibliográfica e de artigos on line, visaremos apresentar como é a formação do LA, seus componentes e como os distúrbios do Líquido Amniótico resultam em anomalias fetais, alteraçõesmaternas e obstétricas.

DEFINIÇÃO

É um componente do ambiente intra uterino, que apresenta inúmeras funções importantes no crescimento e desenvolvimento do embrião.

ORIGEM

È originado do fluídotecidual materno, podendo ser secretado pelas células amnióticas e pelos trato GI e respiratório fetal.
No início da 11° há uma contribuição do feto para o líquido amniótico eliminando urina nacavidade amniótica.
Volume de líquido amniótico normalmente é aumentado lentamente atingindo com 10 semanas de gestação 30ml de líquido, 20 semanas atinge 350ml e com 37 semanas atinge entre 700 a1000ml. O conteúdo de água do líquido amniótico é trocado a cada 3 horas.
O líquido amniótico é ingerido pelo feto e absorvido pelos tratos respiratório e GI, nos estágios finais da gravidez o feto ingeremais de 400 ml de líquido amniótico por dia, passando para o sangue fetal e posteriormente atravessam a membrana placentária onde seguem para o sangue materno. O excesso de água do sangue fetal éeliminado pelos ruins do feto retornando para o saco amniótico através do trato urinário fetal.

COMPOSIÇÃO

A maior parte do líquido amniótico é água, e contém partes aproximadamente iguais de saisinorgânicos dissolvidos e sais orgânicos, que metade destes são proteínas e a outra metade está dividida entre carboidratos, gorduras, enzimas, hormônios e pigmentos.
Durante a gravidez, a composiçãodo líquido muda com o aumento da excreção fecal (mecônio e urina).



CARACTERÍSTICA DO LÍQUIDO AMNIÓTICO:

• Permite o crescimento externo simétrico do embrião e do feto;
• Age como uma...
tracking img