Línguas em português

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Línguas em Português

Por Carlos Bruno Alves Ribeiro

Quem nunca em uma viagem foi surpreendido por não conhecer algumas expressões ou palavras ditas em determinados lugares. Partindo desteprincipio, surge à lingüística e a semiótica. A lingüística é o estudo da linguagem verbal e a semiótica é o estudo de toda e qualquer linguagem. Para a semiótica, as linguagens são as mediações entre ohomem e o mundo, responsáveis pela criação da realidade. Um bom exemplo que ajuda a ilustrar este contexto é o documentário “Língua: Vidas em Português”, de Victor Lopes, assim, torna se mais fácilcompreender o valor da língua e o que é a variação lingüística. Este artigo irá apresentar uma breve análise, relacionando o valor da língua para a construção cultural e o valor da linguagem para seusfalantes.

No documentário “Língua: Vidas em Português”, de Victor Lopes, quando se observa as variações lingüísticas presentes, percebe se que a pronuncia se difere de região para região, isso porque, essas variações ocorrem em virtude das diferenças culturais, influenciadas pelos costumes, religião, variedade étnica, política e social. Segundo o escritor José Saramago, “não há língua portuguesa,há línguas em português”. Ou seja, contextos diferentes, mas um mesmo idioma, que sofrerá inúmeras variações dentro de cada grupo de falantes. Com tudo, essas distinções, podem dificultar oentendimento da pronuncia de algumas palavras, em razão das variações e características regionais, o que acarreta diferença na percepção de determinadas palavras e expressões, causando uma perda de comunicaçãodurante esse processo.

No documentário, essa relação estabelecida pela língua passa por diferentes povos que falam a língua portuguesa, desde brasileiros, africanos, portugueses e até japoneses.Diferentes sotaques, moda, músicas e gosto, mostram que a língua é um conjunto de expressões diversas. E no Brasil, grandes personalidades, como Martinho da Vila, radialistas e vendedores, fazem uso...
tracking img