Língua portuguesa - principais tópicos.

APOSTILA DE LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA

A Língua Portuguesa é disciplina exigida em todos os programas dos exames de seleção para concurso público, seja ele de nível fundamental, médioou superior.
Apesar das dificuldades encontradas, aprender a língua é muito mais fácil do que se imagina, porque ela faz parte do nosso dia-a-dia. Ler, escrever, falar interagir são habilidades quenos permitem estar integrados ao mundo em que vivemos.
Desta forma, quanto mais conhecemos a língua, suas estruturas, seu léxico e as inúmeras possibilidades de usá-la, tanto melhor nos expressaremose compreenderemos a expressão do outro.

********

A língua não é um sistema intangível, imutável. Como toda criação humana, está sujeita a ação do tempo e do espaço geográfico: sofre constantesalterações refletindo as diferenças individuais dos falantes. Daí a existência de falares regionais e dos níveis da fala (culta e coloquial).
A história o registro e a sistematização dos fatos deuma língua são organizados em sua Gramática.

De acordo com os diferentes aspectos sob os quais se podem encarar os fatos lingüísticos divide-se a Gramática em:
- Fonética – estuda os sons da fala;considera a palavra sob o aspecto sonoro e trata dos fonemas, da pronúncia correta, da acentuação e da ortografia.
- Morfologia – analisa a estrutura, a formação, as flexões e as propriedades daspalavras, dividindo-as em classes.
- Sintaxe – estuda as palavras associadas na frase.
- Semântica – ocupa-se da compreensão das palavras e dos enunciados.


ORTOGRAFIA OFICIAL

A ortografiatrata, como o nome indica, da grafia correta das palavras o que é uma das grandes dificuldades no estudo da língua. Isto ocorre porque a forma gráfica das palavras depende, na maioria dos casos, de suaetimologia.

Emprego das letras

O conjunto de letras empregadas na comunicação escrita chama-se alfabeto. O alfabeto da Língua Portuguesa é composto de 23 letras sendo cinco vogais e dezoito...
tracking img