Kurt leniw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kurt Lewin - O Poder das Circunstâncias
Nos anos 1950 o psicólogo Kurt Lewin realizou um experimento para verificar até que ponto o ambiente social influíano comportamento das pessoas.
Ele montou um acampamento de férias e separou meninos em 3 grupos iguais. Porém o grupo A recebeu como tutor um homemautocrático, severo e punidor.

O grupo B recebeu como tutor uma pessoa que mal estava com eles. Deixava que fizessem tudo como bem entendiam.

O grupo C recebeucomo tutor um homem que os ouvia, dava atenção, perguntava o que achavam, e exercia uma liderança do tipo democrática.

No final de apenas 2 meses, ascrianças do grupo A estavam agressivas, viviam mal humoradas, eram obedientes mas apenas quando o líder autoritário estava por perto: quando ele se afastava, tramavamcontra ele.

As crianças do grupo B não faziam suas tarefas do acampamento, viviam entediadas, demonstravam preguiça e se queixavam de cansaço.

Ascrianças do grupo C faziam suas tarefas com mais eficácia e criatividade, e se divertiram mais no acampamento.
Agora pensem vocês se alguém que não soubesse doexperimento tivesse visto os 3 grupos isoladamente, fora do contexto... Esse observador desinformado poderia se apressar em dizer algo como: "As crianças doprimeiro grupo devem ter algum transtorno anti-social. As do segundo grupo podem ter alguma doença neurológica, ou hipotiroidismo. Já as do terceiro grupo devemter um QI elevado. O experimento de Kurt Lewin nos traz uma lição: antes de emitir opiniões sobre as pessoas, entenda o ambiente social no qual se encontram!
tracking img