Kupfer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kupfer, Maria Cristina Machado. A aprendizagem segundo Freud. In: ______. Freud e a educação: O mestre do impossível. São Paulo: Scipione, 1989.


O texto de Maria Cristina Machado Kupfer trazquestões como o desejo de aprender, o processo da transferência e o papel do professor no processo transferencial, sendo que esses temas são abordados em uma perspectiva freudiana. O desejo de aprendersempre foi um tema que chamou bastante atenção de Freud, pois este se perguntava o que impulsionava as pessoas que sempre estavam à procura de respostas, principalmente os cientistas e as crianças.Para Freud há um momento decisivo na vida do ser humano, é o momento da descoberta ao qual ele chama de diferença sexual anatômica. Sendo que esta descoberta implica justamente entender que, de fatoalguma coisa falta, ou seja, a angústia provém de uma nova compreensão de antigas perdas, e para essa angustia de perda Freud chamou de angústia de castração. O texto também busca transmitir o que Freudpensa sobre o desenvolvimento de uma criança, levando em conta a aprendizagem e traz o que habilita uma criança para o mundo do conhecimento e em que circunstância essa busca pelo conhecimento setorna possível.
Com a passagem do complexo de Édipo a criança descobre diferenças que a angustiam, e é essa angústia que a faz querer saber, e os instrumentos que a criança usa Freud chamou deinvestigações sexuais infantis, que é quando a criança a partir de um determinado momento comece a fazer vários questionamentos a respeito de sua existência, tais como nasceu, o porquê da diferença de sexos(masculino e feminino), de onde vem e pra onde vai. E assim a partir disso, podemos notar que a aprendizagem vai depender da razão que motiva a busca do conhecimento e é por isso que ela tem curiosidade desaber sobre tudo.
Para Freud as primeiras investigações são sempre sexuais e o desejo de saber associa-se com o desejo de dominar, ver e o sublimar. As crianças deixam de lado a questão sexual...
tracking img