ksjmgdkhgr

8168 palavras 33 páginas
Proposta 6 (UFG)

O tema é único para os três gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema

Coletânea
1.
O que os seres humanos podem aprender com os animais
Reconhecer que somos grandes primatas é o primeiro passo para entender a origem de nosso comportamento
Rodrigo Cavalcante - Edição: MdeMulher

Somos bem mais parecidos com os primatas do que costumamos admitir

Não há como negar que nós, seres humanos, estamos acostumados a nos vermos como uma espécie à parte do mundo animal. Quando pessoas cometem genocídios, nós as chamamos de animais, mas quando fazem caridade, nós as elogiamos por serem humanas, lembra o biólogo holandês Frans de Waal no livro "Eu, Primata", um estudo que compara o comportamento de chimpanzés e bonobos (espécie semelhante ao chimpanzé) ao nosso comportamento.
Após anos de observação dos nossos parentes mais próximos na evolução (os chimpanzés compartilham conosco 98,6% dos genes), De Waal e uma série de outros pesquisadores estão derrubando as fronteiras que colocavam a espécie humana totalmente à parte de seus primos.
Não se trata de defender que seres humanos, chimpanzés, orangotangos, gorilas e outros primatas são iguais. Eles não são. Mas de reconhecer o que os especialistas sabem há muito tempo: somos bem mais parecidos com eles do que costumamos admitir e vice-versa.
Assim como nós, os grandes primatas têm autoconsciência, cultura própria, ferramentas e habilidades políticas. Ao identificar em outras espécies traços que eram considerados exclusivos dos seres humanos, a forma como encaramos nossas próprias emoções e comportamento deve mudar nas próximas décadas. Mas

Relacionados