kokokokokokokokkoko

316 palavras 2 páginas
Hipótese Inicial
Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquanto na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante. Neste experimento, utilizamos o sal na sua forma anidra CuSO4 , para demonstrar como se caracteriza a coloração de um sal.
Materiais

Placa de Petri, vidro de relógio ou pires Etanol (álcool etílito, o de farmácia serve)
Sulfato de cobre (CuSO4)
Fósforos

Procedimento

1- Em uma placa de petri, coloque o sal de cobre CuSO4 e molhe com o álcool.
2- Coloque fogo no recipiente, com muito cuidado.
3­- Observe a coloração da chama.

Fotos

Observação
Após adicionar o álcool ao sal de cobre (CuSO4), o mesmo entra em combustão e então é possível perceber a alteração da cor da chama.
A chama possui coloração diferente por causa do cobre. Quando os íons cúpricos são excitados por meio de energia térmica, os elétrons da camada de valência do cobre pulam para um orbital mais extremo, ganhando energia, com o tempo, eles voltam ao orbital normal e emitem essa energia em forma de fótons, no caso é a luz, de cor verde.

Material de pesquisa http://www.proenc.iq.unesp.br/images/stories/Exemplo/fogo_colorido.pdf Quem ajudou ?
Meus pais .

O que você aprendeu ?
Eu aprendi que a coloração da chama se altera a partir da combustão do sal de cobre (CuSO4), formando assim uma coloração esverdeada e então voltando à sua cor normal depois de uns estantes.

Conclusão
Conclui-se que com a junção de Álcool etanol (C2H6O) e o Sulfato de cobre (CuSO4) e a combustão dos mesmos, ocorre um tipo de alteração na coloração da chama que passa de um tom avermelhado para um esverdeado.

Relacionados