koasjaskoas

453 palavras 2 páginas
Filosofando- Introdução à Filosofia

Revendo o capítulo, página 79.

1- Posição 1: “Trabalho como tortura” trata o trabalho como algo insatisfatório desgastante, algo que somos “obrigados” a fazer mesmo sendo contra nossa vontade, pois necessitamos trabalhar para sobrevivermos. Na antiguidade “trabalho” já é associado a “tortura” onde os escravos eram obrigados a trabalhar horas intermináveis em troca de comida e local para dormir sem receber dinheiro para tal esforço.
Posição 2: Trata o trabalho como algo digno, onde todas as dificuldades são superadas, é no trabalho que o ser humano aprende a se relacionar com os demais, a se relacionar com a sociedade. ''Com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porque ela modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio.”
Acredito que realmente o trabalho enobrece o ser humano, o trabalho torna a pessoa mais digna, e em todo caso, trabalhar no que gosta é algo de grande importância para não ser desgastante acordar todos os dias e passar horas confinado dentro de uma sala ou escritório. O trabalho nos proporciona certa autonomia na vida, ganhamos certos direitos e deveres a serem cumpridos.

2- Até a Idade Média,a riqueza se restringia á posse de terras, contudo, no final desse período e durante a Idade Moderna, as atividades mercantis e manufatureiras desenvolveram-se a tal ponto que a riqueza passou a significar também a posse do dinheiro,provocando a expansão das fábricas que culminou com a revolução industrial no século XVIII. Assim, podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo em que produz coisas, torna-se humano, constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, a enfrentar conflitos e a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porque ele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio. Como condição de humanização, o

Relacionados