kmfep]fef

823 palavras 4 páginas
Os mamíferos constituem o grupo mais evoluído do reino dos Cordados. A palavra mamífero vem do latim e foi designado por significar ‘’portador de mama’’. Característica particular dessa classe, as glândulas mamárias são capazes de produzir e armazenar leite na fêmea para alimentar seus filhotes. Mas não é apenas uma característica que eles possuem em especial.

Reprodução dos mamíferos

Na maioria dos animais a reprodução é precedida do ritual de acasalamento, no caso dos mamíferos, sem muitas particularidades. A fecundação é interna e seu desenvolvimento é direto. A maioria dos mamíferos é vivípara, ou seja, o embrião se desenvolve por completo dentro do corpo da mãe e já nascem com formato bem similar ao que terão quando adultos.
No corpo da mãe, mais necessariamente dentro da placenta, o feto recebe oxigênio e nutrientes suficientes para seu crescimento, isso é possibilitado pela presença do cordão umbilical. Porém nem todos os animais possuem placenta, e por isso estes põem ovos. É o caso dos ovovivíparos, que tem parte do desenvolvimento no interior da mãe e parte no ambiente externo. E também é o caso dos vivíparos, sendo estes de desenvolvimento externo.
Assim, quanto à reprodução, os mamíferos tem a seguinte classificação:
Placentários: esse é sem dúvida o maior grupo de mamíferos. No útero da fêmea o desenvolvimento se dá através da placenta. Os placentários nascem em estágio avançado de desenvolvimento.
Marsupiais: não existe placenta nos animais representantes desse grupo. As fêmeas possuem sistema reprodutor duplo, com dois úteros e duas vaginas. Ao nascerem, os filhotes não estão totalmente desenvolvidos, e a partir daí vão terminar de se desenvolver dentro de uma bolsa externa do corpo da fêmea, chamada de marsúpio.
Monotremados: Esses produzem ovos similares aos dos répteis, mas nesse caso, nasce um pequeno embrião que se desenvolverá numa bolsa. Nas fêmeas de monotremados, em especial, não há presença de mamilos, e por

Relacionados